ARTIGOS

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Missão 13 - Reflexão

EXAME DE CONSCIÊNCIA COM BASE NAS BEM-AVENTURANÇAS

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus!

  • O dinheiro é a coisa mais importante de minha vida?
  • Valorizo mais a riqueza, a ponto de torna-la um ídolo? Por causa do dinheiro, tornei-me uma pessoa egoísta? Por causa do dinheiro, tornei-me ganancioso e deixei de ser generoso?

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados!

  • Busquei consolação longe de Deus?
  • Vi alguém triste e não me importei com a tristeza dele/dela?
  • Eu sou alguém que provoca tristeza na vida dos outros; de pessoas que vivem perto de mim: meus pais, meu esposo ou esposa, meus filhos, meus irmãos, quem trabalha comigo?

Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra!

  • Eu sou grosseiro no tratamento com as pessoas, sendo por isso, agressivo? Sou incapaz de tratar as pessoas com educação e vivo tratando os outros na base do grito e da violência?
  • Diante das dificuldades, rogo praga e me demonstro violento?
  • Se alguém discorda de mim, eu o agrido com palavras e com desrespeito?
  • Como é que eu dirijo no trânsito? Sou impaciente, afobado, agressivo?

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados!

  • Me considero mais justo e melhor que os outros?
  • Tenho a mania de julgar ou fazer fofoca dos outros? Sou uma pessoa sincera ou mentirosa? Verdadeira ou falsa? Tenho cometido injustiças e desonestidades para com os outros?

Bem-aventurados os misericordiosos porque terão misericórdia!

  • Sou uma pessoa que vive com raiva e sempre agredindo os outros? Sou uma pessoa vingativa; incapaz de perdoar? Tenho rancor de alguém em seu coração?

Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus!

  • Tenho uma mente pura ou meu coração é atordoado e sem paz?
  • Eu sou daquele tipo que pensa sempre mal dos outros? Falo freqüentemente em tom malicioso?
  • Consigo olhar as pessoas com respeito ou com segundas intenções?
Bem-aventurados os promotores da paz porque serão chamados de filhos de Deus!

  • Sou uma pessoa agressiva, sempre provocando os outros?
  • Meu jeito é o de quem quer resolver tudo na base da violência?
  • Minha mentalidade é de paz ou de destruição e morte?
  • Estou percebendo que a lei do “olho por olho” está deixando o mundo cego?
  • Desarmemos nosso coração do ódio, para termos mais paz!

Bem-aventurados os perseguidos pela justiça porque o Reino lhes pertence!

  • Sou capaz de defender minha fé quando alguém a contesta?
  • Sou capaz de ser sincero na fé quando lhe fazem gozação?
  • Testemunho o Evangelho de Jesus em toda parte?

PENSE,,,

A mais doce visita de Deus na nossa vida é o ARREPENDIMENTO.
O SENHOR É SEMPRE MELHOR DE QUANTO EU POSSO SER PIOR!
 ...e DECIDA

Se tem três sapos numa folha e um deles decide pular da folha para dentro da água, quantos sapos restam na folha?

A resposta certa é: TRÊS SAPOS!

Porque o sapo apenas decidiu pular. Ele não fez isso!
Nós não somos como o sapo, muitas vezes? Que decidimos fazer isso, fazer aquilo, mas, afinal, acabamos não fazendo nada?

 PENSE, DECIDA E AJA! - Desta vez vamos tomar a decisão de fazer e vamos fazer mesmo! Que tal tentarmos SER SANTOS/AS?

Mensagem do padre Walter Collini na "Missão 13" de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário