ARTIGOS

terça-feira, 1 de junho de 2010

SÃO JUSTINO

Na liturgia de hoje a Igreja faz memória a São Justino e a Cor Litúrgica é o vermelho. No último domingo, este blog explicou o que significa "memoria" e numa postagem mais antiga explicamos o significado desta cor na liturgia. Agora conheça a história deste Santo que a igreja recorda neste dia.

ATENÇÃO: Vou fazer um pergunta: A partir a partir do que foi explicado na postagem de domingo, com o título " Entendendo Solenidades, festas e Memórias". A memória hoje é celebrada é OBRIGATÓRIA ou FACULTATIVA? Quem quiser responder pode usar o e espaço para comentários ou nos enviar E-mail (www.santaluziamossoro@gmail.com).

---------------------------------------------------------------------------------


SÃO JUSTINO nasceu em Flávia Neápolis, na Samaria no início do século II, ano 103. A caminhada de sua conversão a Cristo incursionou pelas escolas estóica, pitagórica, aristotélica e neoplatônica. Aos 30 anos de idade teve um encontro com um velho sábio de Cesaréia que o convenceu que a verdade absoluta residia no cristianismo, tornando-se um propagador e proclamando ao mundo essa sua descoberta. Era definido como Filósofo cristão e cristão filósofo.

Escreveu três apologias, a mais célebre delas é o Diálogo com Trifão, em seus escritos porque abre caminhos à polêmica anti-judaica na literatura cristã. Seus escritos também nos oferecem importantes informações sobre ritos e administração dos sacramentos na Igreja primitiva.

Em sua viagem a Roma, foi denunciado como cristão por Crescêncio e Trifão com quem havia disputado por muito tempo. Foi condenado à morte igual a seus seis companheiros, entre os quais uma mulher, todos foram decapitados pela sua fá em Cristo, durante a perseguição de Marco Aurélio, imperador romano.

Do martírio de São Justino e companheiros se conservam as Atas autênticas.

Obs.: A história de São Justino foi extraído do site www.catolicanet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário