ARTIGOS

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PASTORAL E MOVIMENTO

Olá irmãos e irmãos, hoje quarta-feira é dia do  nosso encontro semanal chamado “Formação na Fé”. Atendendo solicitação de um leitor, hoje vamos conversar sobre a diferença entre PASTORAL E MOVIMENTO.

O QUE É PASTORAL? - Lendo diversos artigos sobre este tema chegamos a conclusão que uma simples frase reponde este nosso questionamento: PASTORAL É A AÇÃO DA IGREJA.

A palavra pastoral vem de pastor, é um termo muito presente na igreja. Seu significado está relacionado com a passagem bíblica de Jo 10,1-21 (O Bom Pastor). Uma palavra que nos indica a missão da Igreja para o serviço.

Segundo o Ir.  Júlio Ricardo Alf em um artigo publicado em outubro de 2005 no site www.maristas.org.br, “Pastoral é todo esforço que se realiza em prol do evangelho e da construção do Reino de Deus na Terra, é todo o empenho individual e coletivo na busca da Vida Plena, da felicidade, da realização plena do ser humano”.

É, portanto a ação oficial e coordenada da Igreja - especialmente da diocese - para acompanhar o povo de Deus nas suas diversas categorias e situações, daí a Pastoral da Juventude, da Criança, Litúrgica, Comunicação entre outras.

E OS MOVIMENTOS? Os Movimentos são associações de pessoas. Eles nascem e se formam num contexto externo a Igreja. Os movimentos estão mais ligados à vida pessoal das pessoas , visando a espiritualidade e a vivência de certos aspectos da fé, eles têm organização autônoma e supra-diocesana e atuam na Igreja, segundo um carisma próprio.

É importante destacar a importância dos Movimentos no processo de evangelização.São forças vivas na Igreja.

CONCLUSÃO: Resumindo podemos dizer que o MOVIMENTO é uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais ao mesmo tempo e PASTORAL é ação da Igreja (dirigido pela Diocese e Paróquia).

Fernando Leite
PASCOM Santa Luzia Mossoró

Obs.: Feitas estas ligeiras explicações, abrimos o espaço para o debate.

2 comentários:

  1. muito bom o esclarecimento é muito importante os catoicos ficarem informados das diversas ramificaçoes que tem a nossa religiao a paroquia sai na frente com essa tao importante esclarecimento barabens

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir