ARTIGOS

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Novidades da Festa de Santa Luzia 2015

São muitas as novidades que envolvem a programação da Festa de Santa Luzia deste ano. A primeira delas é a mudança no percurso da procissão. Após três anos de descida da AvenidaPresidente Dutra, no Alto de São Manoel, este ano a imagem sairá da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Abolição II.
O novo percurso totalizará quatro quilômetros, saindo da Avenida Abel Coelho e passando pelas Ruas Rodrigues Alves, Venceslau Braz, Avenidas Prudente de Morais, Alberto Maranhão e Augusto Severo, chegando à Avenida Dix-sept Rosado. “O percurso deste ano passará ao lado da Paróquia de São José, que em 2015 completa 50 anos”, destaca Fabrício Brito, que faz parte da equipe de coordenação da Festa de Santa Luzia 2015.
Fabrício destaca ainda que a Paróquia de Santa Luzia já registra a satisfação por parte dos fiéis das duas paróquias que serão contempladas com o percurso da procissão. “A intensão de Padre Walter era exatamente chegar até outras paróquias com o percurso da procissão e já temos recebido vários elogios. Sabemos que para onde Santa Luzia for, os fiéis também irão, mas em especial os dos bairros dos Abolições, Santo Antônio e São José já se mostram bastante satisfeitos”, continua.
Em entrevista concedida à Rádio Rural na manhã de ontem, o Padre Walter Colini destacou que procissão é a mudança de culto de um lugar para outro lugar. “A ligação entre a vida cotidiana com o sagrado. O momento alto da festa, até em participação expressiva é a procissão. Ano passado, pelas estatísticas da polícia, participaram em torno de 200 mil pessoas. A nossa cidade cresceu, passamos de cinco para oito paróquias. Pensamos em um percurso de ponto a ponto há três anos”, destacou.
Segundo ele, o pensamento em outras paróquias visa dar um maior sentido de unidade. “A Festa não é só da Paróquia de Santa Luzia, mas de todas as paróquias de Mossoró, então nós vamos para o outro lado da cidade. Pensamos e decidimos pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Consultamos os dois padres e ambos aceitaram com muito gosto”, acrescenta.
Ele ainda adiantou um pedido aos fiéis. “Como este é o ano da paz, gostaria que todos fossem vestidos de branco, que é a cor da paz. O branco também simboliza a luz. Nós faríamos essa ideia da paz, junto com o tema que será “Luzia, a Luz de Jesus”, seria esse o sentido da procissão toda de branco”, diz.
A programação deste ano também comemora os 15 anos do Oratório de Santa Luzia e a partir do mês de setembro, a cada mês haverá um evento que marque a data, como exposições de fotos, figurinos, entre outros.
De acordo com os organizadores do evento, já está confirmado também para a abertura no dia 3 de dezembro, a participação da cantora religiosa Maria do Rosário. Toda a programação será apresentada durante o lançamento oficial para a imprensa, que será realizado no dia 27 de outubro, juntamente com as comemorações de aniversário da Paróquia de Santa Luzia.
Outra novidade anunciada por Fabrício Brito é que, este ano, dois frades que são guardiões do túmulo de Santa Luzia no mosteiro onde a Virgem de Siracusa foi sepultada participarão da festa.
Percurso
Av. Abel Coelho
Rua Rodrigues Alves
Rua Venceslau Braz
Av. Prudente de Morais
Av. Alberto Maranhão
Av. Augusto Severo
Av. Dix-sept Rosado
Dados
  • Fiéis percorrerão quatro quilômetros em novo percurso

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário