ARTIGOS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Lembranças

21 DEZEMBRO,  DIA DO NASCIMENTO DO MONSENHOR AMÉRICO VESPÚCIO SIMONETTI


Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, nasceu na cidade de Assú em 21 de dezembro de 1929.  Ordenou-se sacerdote em Assu, no dia 2 de dezembro de 1956 e foi em seguida nomeado vigário cooperador do monsenhor Júlio Alves Bezerra, na Paróquia de São João Batista de Assu. Lá permaneceu de 1956 a 1962. Em 1962, padre Américo foi chamado pelo bispo diocesano,dom Gentil Diniz Barreto, para assumir, em Mossoró, a Coordenação da Ação Pastoral na Diocese.

Pe. Américo foi durante vários anos, Reitor do Santuário do Coração de Jesus, Diretor do Lar Sacerdotal, Diretor do Departamento Diocesano de Ação Social e da Cáritas Diocesana, Diretor do Curso Superior de Iniciação Teológica,Diretor do Centro Pastoral de Ciências Religiosas. Animador da Ação Católica no setor da JAC -Juventude Agrária Católica quando ainda se encontrava em Assu, e em Mossoró fundador de vários grupos de jovens.  O último Grupo de Jovens fundado pelo Mons. Américo, "GRUPO DE JOVENS CAMINHANDO COM CRISTO", continua em atividade na Paróquia,

Em 1980 foi nomeado pároco de Santa Luzia, onde um de seus maiores feitos foi resgatar a Festa de Santa de Luzia, ajudando a transformá-la em um dos eventos religiosos mais importantes do Estado.

Pe. Américo exerceu as  funções de Consultor Diocesano,Cura da Catedral e Vigário Geral da Diocese. Foi diretor e fundador do Curso Superior de Iniciação Teológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário