ARTIGOS

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Missão 13

TODOS SOMOS DEFICIENTES

Na Campanha da Fraternidade de 2006, com o tema “Fraternidade e pessoas com deficiência”, a Igreja nos convocava a lutar em favor da vida e da dignidade humana, dando sentido à vida, aceitando as limitações e as deficiências nossas e dos nossos irmãos e irmãs.

No entanto, enquanto devemos aceitar de conviver com as deficiências físicas, ao contrário não devemos aceitar as nossas deficiências espirituais.


Até porque as físicas nem sempre tem cura. Mas as espirituais sempre têm!

A dificuldade, porém, é enxergá-las e tomar a decisão de extirpá-las!

Mas o caminho novo e a renovação da sociedade iniciam com a conversão do coração de cada um de nós!

Então, quem é o deficiente?

"Deficiente" - é quem não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é ele/ela dono/a do seu destino.

"Deficiente"- é quem só valoriza as coisas matérias esquecendo os valores espirituais.

"Deficiente" -é quem se esquece de DEUS, quem se acha auto-suficiente, quem não tem tempo para DEUS.

"Deficiente" - é quem nunca abre a Bíblia, quem nunca sabe dar um incentivo ao próximo, quem só vê o seu umbigo, quem não é capaz de ser amigo de quem pensa diferente, ou de quem não pertence ao seu partido político ou religioso.

"Deficiente" -  é quem chama de “irmão” apenas e exclusivamente a quem é de sua igreja.

Quem é o louco?

"Louco" - é quem não procura ser feliz com o que possui, mas busca ter sempre mais, esquecendo-se de viver.

"Louco" -é quem mata a vaca para acabar com o carrapato; ou seja quem acaba com o casamento no lugar de acabar com o problema que está atrapalhando o casamento.

"Cego"  - é aquele que não vê as necessidades de seu próximo: é aquele que não enxerga a fome, a miséria, o abandono, a solidão, o sofrimento dos outros; é aquele que só tem olhos para ver seus minúsculos problemas e pequenas dores.

“Cego” -  é quem no próximo só vê defeitos e em si, só virtudes. É quem, metaforicamente, se incomoda com a luz alta do carro dos outros e não percebe que seus faróis estão cegando os passageiros dos outros veículos. Vemos as coisas não como são, mas como nós somos! Aprender a ver é a mais longa aprendizagem de todas as artes.

“Zarolho“ -  é quem não vê o bem que lhe fazem, nem o mal que faz. O mal não está nas coisas, mas no olho quem as olha. A abelha e o maribondo estão na mesma flor; mas uma extrai o mel, o outro o veneno.

"Surdo" - é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão, pois está sempre apressado para o trabalho e só pensa em seus tostões no fim do mês.

"Surdo" - É quem não quer aproveitar a experiência dos outros: é mais econômico aprender com os erros alheios: você não conseguiria viver tempo suficiente para cometê-los todos sozinho!

"Mudo" - é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. Mudo é quem nunca pronuncia uma palavra de elogio; quem nunca sabe dizer “obrigado!”; quem não é capaz de defender a verdade. O sorriso que você dá volta para você mesmo.

"Paralítico" - é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. É aquele que não faz nada para se livrar dos vícios. Aquele que não sabe relevar as coisas desimportantes da vida....

“Aleijado” - É quem só tem pensamento torto, maldade, má vontade, quem só usa de ironia, que é a coragem dos fracos e a covardia dos fortes.

 “Aleijado” -  é quem está obcecado pelo sexo, que já virou obsessão! Não faça do corpo o túmulo da alma!

"Diabético" - é quem não consegue ser doce.

“Aidético” -  não é quem foi acometido pela síndrome da AIDS, mas quem discrimina os outros.

"Anão" - é quem não sabe deixar o amor crescer; é quem cultiva inimizades e intrigas. (Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra)

Você percebeu quantas deficiências todos nós temos?

Percebeu que o pecado é o pior aleijo?

O pecado atrapalha nossa vida mais do que qualquer outra deficiência ou doença. Às vezes basta um vício, um defeito para desmantelar tudo!

Basta que um botão erre de casa, para que o desencontro seja total!

O PECADO LEVA VOCÊ AONDE VOCÊ NÃO QUER IR, LHE MANTÉM LONGE DE ONDE VOCÊ QUER FICAR, E LHE CUSTA MAIS DO QUE VOCÊ QUER PAGAR.

Mas o maior pecado consiste em acreditar que possa existir um pecado maior do que a misericórdia de DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário