ARTIGOS

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CERTO x ERRADO

Não sei se JESUS está mais preocupado com a quantidade dos pecados ou com a generalizada falta de consciência do pecado.

Mas sei que a gente deve se preocupar bastante com a formação de uma CONSCIÊNCIA RETA!
Principalmente no mundo de hoje, onde, de tanto ver coisa errada, a gente pode até chegar a pensar que aquilo é comum, e por ser comum não é mais errado... mas uma coisa errada não vira certa porque todo o mundo a faz, nem uma coisa certa deixa de ser certa porque ninguém a faz!
Há poucos dias atrás o Papa Bento XVI, na oração do Angelus, sublinhava justamente a importância da reta consciência, dizendo: “Cada um de nós tem uma consciência para exercitar a grande dignidade humana de atuar segundo a reta consciência, trabalhando pelo bem e evitando o mal”.

E insistia na importância de se ter “uma consciência que sabe escutar, que é sensível à voz da verdade, e por isso é capaz de discernir o bem do mal”. “Cada ser humano deve se formar uma consciência sempre aberta à verdade e sensível à justiça”... “A consciência moral pressupõe a capacidade de escutar a voz da verdade, de ser dóceis a suas indicações.”... “A verdadeira qualidade de nossa vida e da vida social depende da reta consciência de cada um, da capacidade de cada um e de todos de reconhecer o bem, separando-o do mal, e de buscar realizá-lo com paciência”.

O filósofo e cientista Blaise Pascal diazia: “A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta”.

Por isso sugiro: Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.

Pense nisso: A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não ajeita também o coração e a consciência?!

Padre Walter Collini
Missão 13 de agosto/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário