ARTIGOS

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa

2ª-feira da Semana Santa Páscoa

Estamos vivendo a Semana Santa, que tem seus momentos mais fortes e significativos na quinta, sexta e sábado. E na segunda, terça e quarta da Semana Santa, o que podemos destacar como importante?

A Igreja costuma chamar esses três dias de “grandes” e “santos” e os mesmo possuem a finalidade de situar as celebrações dentro da perspectiva do Fim. Nestes dias a liturgia continua a apresentar o Cristo como servo e sofredor, que se oferece livremente à sua paixão.

A nos situar a celebrações dentro da perspectiva do Fim esses dias no relembram o sentido escatológico da Páscoa.

Refletindo o evangelho de hoje, Jo 12, 1-11, podemos compreender a importância desta segunda feira da Semana Santa, como especial momento de preparação para o momento decisivo. Para a maioria dos Judeus a morte de Jesus representava a realização de seus planos e a manutenção da ordem, e para o poder romano nada de importância, Jesus era mais um dos muitos condenados à morte. Mas a leitura nos mostra que para os que o amavam a atitude é outra, este é um momento de carinho e atenção antes que a morte chegasse trazendo sofrimento, dor e separação.

Fernando Leite
Fonte: www.ecclesia.com.br  e www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário