ARTIGOS

terça-feira, 5 de abril de 2011

HISTÓRIA

Rádio Rural de Mossoró completa 48 anos de criação

No último dia 02 de abril, a Rádio Rural de Mossoró completou 48 anos de criação, quase meio século de atividade evangelizando e educando.

O Blog da Paróquia de Santa Luzia, deseja ao amigos da Rural muito sucesso e que a nossa  Emissora, chamada pelo bispo diocesano Dom Mariano como a "Voz da Diocese", seja cada vez mais um eficaz instrumento do anúncio da Boa Nova.

Revendo os arquivos de "O SEMEADOR" encontramos uma matéria assinda pelo jornalista Renato Severiano datada de 13 de dezembro de 2003, intitulada 'A CREDIBILIDADE DA QUARENTONA. Naquele ano, a Rádio era reconhecida, em todas as pesquisas como a emissora de Rádio em que os mossoroense mais confiavam, em especial no segmento de radiojornalismo.

Atualmente a Rádio passa por significativas mudanças e por esta razão  as comemorações pelo transcurso dos seus 48 anos serão realizada no dia 05 junho, quando da inaguranção de sua nova sede.

Revivendo a história, vamos reproduzir a matéria de Renato Severiano. O artigo será dividido em capítulos para facilitar a leitura. Hoje publicaremos o Capítulo 1.


A credibilidade da quarentona - Parte 1

Texto original: Renato Severian
Data;: 13 de dezembro de 2003/publicado na revista "O Semeador".
Atualizaçao:    Fernando Leite 


O ano de 2011 será marcado para a radiofonia potiguar e, muito particularmente para o Oeste do Estado, pelo transcurso do aniversário de criação de um dos mais conceituados veículos de comunicação do Rio Grande do Norte. Este ano a Rádio Rural de Mossoró completa 48 anos de atividades ininterruptas. A então Emissora de Educação Rural de Mossoró Ltda., foi ao ar na tarde de 2 de abril de 1963. Para o ato significativo e revestido da maior importância para a Diocese de Santa Luzia, aqui vieram o então governador do Estado, Aluízio Alves e o presidente da República, João Marques Goulart.

Aquele momento coroou de êxito uma luta de um grupo de pessoas, empenhadas em instalar na Diocese de Mossoró, uma emissora de rádio, com o fito de evangelizar através da comunicação. Assumindo as rédeas dessa luta idealizada pelo Arcebispo de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, o padre Américo Simonetti e o bispo diocesano Dom Gentil Diniz Barreto, se cercaram de amigos e com esforços, denodado, conseguiram implantar uma emissora de rádio na Diocese. No início e ao longo de boa parte desses 48 anos, foi primordial a presença do Movimento de Educação de Base, trabalhando em conjunto com a emissora. As chamadas “Escolas Radiofônicas”, até hoje são lembradas com saudades e reconhecidas pela importância na tarefa da emissora, em abranger os sertões com mais intensidade, desenvolvendo o seu papel evangelizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário