ARTIGOS

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Arquivo Rural

Rural de Mossoró, 48 Anos

Celebrando os 48 anos da Rádio Rural de Mossoró este Blog, numa secção denominada "ARQUIVO RURAL" vai registrar alguns momentos importantes nesta caminhada de 48 anos de evangelização e informação.

Hoje, o registro traz o comentário de Emery Costa  que foi ao ar nesta sexta, 08/04, dentro do Grande Jornal. Em seu comentário, emery reproduz um artigo de autoria de Dom Sérgio da Rocha - arcebispo de Teresina - Piauí, abordando o tema Quaresma.

ARQUIVO RURAL ==========================
Programa: O Grande Jornal
Edição: 08 de abril de 2011

A quaresma: ontem e hoje

"Hoje em dia há quem diga que tanto o período quaresmal como a Semana Santa perderam muito até mesmo do seu simbolismo e da adesão das pessoas devido às transformações que sofreram de um passado recente para os dias atuais. Eu não penso assim nem acho que está havendo um espírito de modernidade a permear essas mudanças. É bem verdade que o modo como muitas pessoas vivem hoje a quaresma e a Semana Santa é uma maneira completamente diferente do passado. Em primeiro lugar há que se considerar o contexto cultural que hoje em dia é bem diverso daquele que tínhamos há um século ou em décadas passadas. E também é verdade que a própria Igreja promoveu transformações significativas na maneira de celebrar e viver a quaresma e os atos da semana maior. Mas, isso tudo não significa perda ou enfraquecimento do espírito quaresmal. Ao contrário, busca-se sempre mais a fidelidade às raízes bíblicas do espírito quaresmal. Portanto, não é justo afirmar que ninguém vive mais o tempo da quaresma. Há muita gente que vive de modo consciente e zeloso o tempo quaresmal, principalmente, em função da formação religiosa recebida em casa, na escola ou na comunidade. Além disso, no cenário cultural e religioso brasileiros perduram tradições de piedade popular ligadas à quaresma, ricas de beleza e significado que merecem ser devidamente valorizadas. Que a quaresma seja então a oportunidade de se reviver a experiência da fé e do encontro com Deus, para reconciliar e unir as pessoas na liturgia e na vida.” (Dom Sérgio da Rocha - arcebispo de Teresina - Piauí).

==================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário