ARTIGOS

quarta-feira, 16 de março de 2011

FORMAÇÃO NA FÉ

QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Durante algum tempo eu confundia Quaresma e Campanha da Fraternidade (CF). Na verdade  pensava que a CF  era o mesmo que Quaresma.

Com estudo e um maior engajamento na Pastoral eu consegui entender o significado desses dois momentos,  e, de tanto falar, ler e ouvir sobre o assunto, chequei a pensar que esta era uma dúvida que não mais existia na igreja, mas ouvindo alguns comentários eu percebi que ainda é preciso explicar para os fiéis .

Usando o espaço “FORMAÇÃO NA FÉ’” deste blog, a partir de hoje  vou trazer algumas matérias sobre o assunto. Hoje vou abordar , de uma forma mais geral, o que é QUARESMA e  CAMPANHA DA FRATERNIDADE..

QUARESMA - A mais popular definição para Quaresma  nos ensina que Quaresma é o tempo forte de conversão e preparação para a Páscoa”, ou seja, a  Quaresma é um tempo Liturgico da igreja. Uma caminhada comunitária de quarenta dias, onde a Igreja propõe aos fiéis o exemplo de vida de Jesus Cristo.

A Quaresma tem dois momentos distintos: o primeiro vai da Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo da Paixão e de Ramos, e o segundo, como preparação imediata, vai do Domingo de Ramos até a tarde de Quinta-Feira Santa, quando se encerra então o tempo quaresmal.

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE - A CF é uma campanha promovida pela CNBB desde de 1964 que nos ajuda na preparação pascal. Através da CF a dimensão comunitária da Quaresma é melhor vivenciada na Igreja do Brasil.

Segundo o Manual da CF 2011, “A Campanha da Fraternidade é um excelente auxílio para bem vivermos a Quaresma. Com sua metodologia característica do Ver – Julgar – Agir; baseada, a cada ano, num Tema e num Lema, a Campanha da Fraternidade nos oferece uma ótima oportunidade para superarmos qualquer dicotomia entre fé e vida.”

Estas duas rápidas explicações nos mostram que a QUARESMA é um Tempo Litúrgico da Igreja, enquanto a CAMPANHA DA FRATERNIDADE é uma atividade da Igreja no Brasil que nos ajuda a melhor viver a Quaresma. Resumindo ainda mais, a CAMPANHA DA FRATERNIDADE é uma ação concreta da Igreja Brasil a serviço da Quaresma.

Fernando Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário