ARTIGOS

segunda-feira, 28 de março de 2011

Entrevista

ENTEVISTA
Fabiano Brito

Em agosto, na cidade de Madri - Espanha, acontecerá mais uma edição da "JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE". A Paróquia de Santa Luzia enviará um representante a este importante Encontro que contará também com a presensa do Papa Bento XVI.
O escolhiho foi Fabiano Brito, do GRUPO DE JOVENS CAMINHANDO COM CRISTO. Fabiano conversou com a equipe do Blog onde nos falou da Jornada, sua importância e das expectativas para o Encontro e os resultados a serem colhidos na Paróquia.


O que é a Jornada Mundial da Juventude, e quando será realizada?
A JMJ é um encontro que acontece a cada três anos, sempre em países diferentes e dura aproximadamente uma semana. Nesses encontros jovens de todo o mundo juntamente com o Papa se reúnem para celebrar a fé católica tendo como ponto alto Jesus Cristo. A próxima jornada acontecerá de 16 a 21 de agosto deste ano em Madri.

Qual a forma de participação na JMJ?
Existem varias formas de participação. Eu, por exemplo, vou representando vários jovens que por diversos motivos não poderão ir. Chegando lá participarei de vários eventos como: catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. E quando voltar repassarei aos que não foram, que de certa forma participarão da jornada.

Como está a caminhada da Pastoral da Juventude na Paróquia de Santa Luzia?
Nossa caminhada esta cada vez mais perseverante. Esse é o nosso quinto ano, temos muitas idéias para ele. Começamos explorando nossa espiritualidade com adoração ao Santíssimo Sacramento. Decidimos que no mínimo um domingo ao mês o grupo fará esse ritual sagrado. Outro projeto nosso é um programa de rádio, que já foi aprovado. Estamos aguardando o inicio da nova programação da Rural, para nossa estréia. São apenas dois grandes projetos de tantos outros planos, que confiando em Deus e na interseção de Santa Luzia, vamos colocar em prática ainda neste semestre. Alem de continuar com nossos Encontros, nosso Blog e o nosso Coral.

Qual é a maior dificuldade que vocês encontram nessa missão de evangelizar os jovens e quais os maiores problemas dos jovens?
Desde o inicio da nossa caminhada contamos com poucos recursos, mais esses recursos foram fundamentais para nosso enriquecimento como agentes da Pastoral de Juventude. Sempre tivemos o apoio dos nossos párocos, no início com Mons. Américo (em memória) e hoje com pe. Walter.

A maioria dos nossos jovens não são de famílias engajadas em grupos de igreja, isso dificulta o acesso ao Grupo. Temos que sair no “boca-boca” um convida o outro. As vezes falta um incentivo maior, mas, tentamos acertar sempre para cativar. Essa é a nossa missão: evangelizar os jovens através da troca de experiência, da conversa, do Evangelho...

A ser escolhido para representar a Paróquia na JMJ, qual foi a missão recebida?
Meu compromisso é muito mais que ir a Madri. Tenho a missão de representar os jovens da Paróquia de Santa Luzia; da Catedral, e ao voltar deverei fortalecer nossos jovens repassando tudo, e com isso prepará-los para a próxima Jornada que pelo que se comenta será no Brasil.

Quantos jovens da Diocese de Santa Luzia estarão presentes na JMJ?
Cada paróquia e cada área pastoral da nossa diocese enviarão um representante, cerca de 30 jovens que somados à equipe do Setor de Juventude. Também tem outros jovens que aproveitarão a oportunidade e se juntarão a nós.

Como você está se preparando para este Encontro com o Santo Padre, tanto no aspecto espiritual e financeiro?
Essa é uma pergunta muito importante. A partir do momento em que fui escolhido por meu Grupo, tenho lido muita coisa na internet a respeito e vendo testemunhos de pessoas que já foram. Tenho rezado muito pedindo a Deus que me ilumine nessa caminhada. Estou muito ansioso em ver o Papa e escutar o que ele tem para nos falar.

Quanto ao financeiro, conto com ajuda de todos. Infelizmente passei boa parte dessa preparação desempregado, mais Deus tem feito muito por mim, já estou trabalhando, e pretendo ate o final do prazo quitar. O custo total é de aproximadamente R$ 3.700,00, mais dinheiro para uso pessoal. 50% a Paróquia custeou, os 50% restante e o dinheiro que devo levar é de responsabilidade minha. Mais confiando em Deus vai dar tudo certo.

Qual a mensagem que você deixa para os Jovens da nossa Paróquia?

Certa vez o Santo Padre Papa João Paulo II disse que precisamos de santos, mas “Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros”. Espero que todos os jovens da nossa paróquia se interessem por nosso grupo, precisamos mais e mais de pessoas nesta caminhada. Peço também aos pais que incentivem seus filhos a caminhar conosco. Muitos jovens já passaram pelo grupo, muitos continuam e estão ate hoje caminhando conosco.

Vocês já pensaram numa forma de participação dos demais jovens da Paróquia de Santa Luzia na JMJ? (Haverá retiro, encontro de formação, acompanhamento através da TV, Internet).

Sim, tínhamos programado o II Siga-me, quando recebi a noticia do Setor de Juventude que teríamos que programar algo para movimentar a juventude paroquial, o que seria a Jornada Diocesana da Juventude. Fizemos algumas alterações de acordo com o manual que nos foi entregue e já estamos trabalhando duro na organização deste evento que batizamos de “Jornada Paroquial da Juventude”. Esse encontro será dia 10 de abril, as inscrições poderão ser feitas na secretaria da paróquia. Quanto ao acompanhamento durante a JMJ ainda estamos estudando propostas de utilizar a Internet.

Aproveitando o espaço, quero agradecer a pastoral da comunicação da nossa paróquiaque esta sempre caminhando conosco e também reforçar o pedido de ajuda. Faça sua doação através da conta poupança: 7931-5, operação: 013 na agência: 6034.

Nenhum comentário:

Postar um comentário