ARTIGOS

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Formação na Fé

PARA REFLETIR...

 Ontem, na "FORMAÇÂO NA FÉ" fizemos dois questionamentos referente o Evangelho do dia para ajudá-lo na reflexão da Palavra de Deus.  Foram eles:
  1. Por que Jesus retira o homem do povoado e quando o toca pela primeira vez a cura acontece de forma parcial? 
  2.  Por que após completamente curado, Jesus ordena que o homem não entre mais no povoado?
 Um leitor enviou para nós seu ponto de vista, que você pode ver no COMENTÁRIO.

O pensamento do nosso leitor está certo e ontem o Pe. Walter, em sua homilia na Missa da Catedral, que agora é transmitida diariamente pela Rádio Rural, destacou dois aspectos na reflexão da Palavra:
  1. Jesus sai do povoado pois não deseja propaganda pessoal.
  2. A Leitura nos mostra, também, que o milagre realizado por Jesus se dá em duas etapas para nos ensinar que não é suficiente ver o homem de qualquer jeito.
 É preciso que a pessoa humana seja vista como PESSOA. Enquanto olharmos para a humanidade e só enxegarmos algo semelhante a alguma outra coisa, vamos precisar de  um novo toque de Jesus para abrir nossa visão.

Agora eu que acrescentar na reflexão do nosso leitor e na do Pe. Walter um olhar a partir da necessidade do homem de ser levado para fora da cidade. Aquele homem representa todos que vivem em sociedade e que por sua vez acabam assumindo os valores dessa sociedade, que em muitas ocasiões acabam por criar barreira que impedem a graça.

Não voltar para a cidade, como ordena Jesus, é não retornar a viver em conformidades com o valores que a sociedade apresenta. A graça de ver o homem, como parte da criação divina, deve nos levar um profunda e recical mudança de rumo.

Assim o Evangelho de Marcos, refletido na Liturgia de ontem (16), nos apresenta três lições:

  1. Jesus Não procura publicidade;
  2. É preciso que sejamos capazes de ver o homem na sua plenitude e,
  3. A graça de Deus deve nos levar a uma mudança de vida.
Fernando Leite
PASCOM Santa Luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário