ARTIGOS

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Formação na Fé

O QUE SIGNIFICA OITAVA DO NATAL?

Vocês perceberam que esta semana na seção Liturgia diária aparece o termo "oitava do natal". O que significa esta expressão?

No Natal (25 de sezembro) nós celebramos a encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo, ao mundo. Esta é uma celebração que a Igreja celebra por oito dias,  por isto chamamos de "oitava do natal".

Agora, o tempo litúrgico do Natal inicia-se dia 24 de dezembro e termina com a festa do Batismo do Senhor, uma data móvel, isto é, que varia de acordo com o ano.

Neste período, celebram-se duas grandes SOLENIDADES: o Natal e a Epifania. E ainda duas festas muito importantes: Sagrada Família e Santa Maria Mãe de Deus.


Obs.: AS SOLENIDADES – As principais celebrações da Igreja recebem o nome de solenidade. Como o próprio nome indica, a solenidade é “a festa das festas”. Segundo o NALC nº 11, “As solenidades são constituídas pelos dias mais importantes, cuja celebração começa no dia precedente com as Primeiras Vésperas”.
Portanto as solenidades são o grau máximo da celebração litúrgica, nelas encontramos presentes todos os aspectos solenes e próprios da liturgia, é a forma mais nobre de culto litúrgico que podemos elevar a Deus.


Fernando Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário