ARTIGOS

domingo, 7 de novembro de 2010

Notícias da CNBB

Regional Nordeste 2 visita obras da Transposição do Rio São Francisco

Nos próximos dias 9 e 10 de novembro, os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) irão visitar as obras do eixo Leste e Norte da Transposição do Rio São Francisco. A razão da visita é observar o andamento das obras e, principalmente, conversar com o povo ribeirinho, para entender a situação das famílias que tiveram de ser deslocadas, e prestar apoio.

Durante a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida de 4 a 13 de maio deste ano, em Brasília (DF), dom Adriano Ciocca, bispo de Floresta (PE), já havia se pronunciado a respeito da Transposição, e afirmou que os ribeirinhos estavam sofrendo. “O eixo norte do Rio São Francisco sai do município de Cabrobó e o eixo leste sai do município de Floresta. Há obras em todas as partes do rio, os impactos ambientais são gravíssimos e as indenizações aos pequenos não estão chegando. Para nós, que estamos acompanhando as comunidades, estamos vendo o sofrimento estampado no rosto do povo”.

Dom Adriano se diz entristecido por ver um patrimônio nacional sendo descaracterizado. “Vemos pessoas que não são ouvidas e o rio está sendo modificado aos poucos. Para passar o canal tem um desmatamento de 200 metros de largura dos dois lados, com mais de 600 quilômetros de comprimento, ou seja, são dois rasgos enormes na biodiversidade local”.

As visitas se darão após a reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser) no dia 8, na qual os bispos tratam de assuntos internos e pastorais das dioceses do Regional.


Dom Eugênio Sales: 90 anos a serviço da Igreja no Brasil


Na próxima segunda-feira, 8 de novembro, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Eugênio de Araújo Sales, completa 90 anos de idade. A data está sendo lembrada em várias regiões do país, por ser dom Eugênio uma figura emblemática na Igreja no Brasil.

Há mais de 30 anos no Rio de Janeiro, sendo arcebispo entre 1971 e 2001, dom Eugênio dedicou seu trabalho de modo a contemplar as inúmeras pastorais da Igreja, bem como a sociedade menos favorecida. Entre seus feitos, está a questão social. No Rio, ele criou a Pastoral Penal, da Saúde, do Trabalhador, além das pastorais das Domésticas e do Menor.


Pastoral do Menor lança campanha em favor das Medidas Socioeducativas.


A Pastoral do Menor, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança na próxima segunda-feira, 8, uma Campanha em defesa das Medidas Socioeducativas com o tema “Dê oportunidades. Medidas Socioeducativas responsabilizam, mudam vidas”. O ato de lançamento da Campanha será às 14h, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília.

A Campanha pretende mobilizar a sociedade brasileira em favor da implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Com o apoio de nove entidades, a campanha defende, ainda, a manutenção da maioridade penal aos 18 anos e pede a aplicação das medidas socioeducativas.
“O foco da Campanha é a crença no ser humano na sua possibilidade de mudança. É sensibilizar a sociedade para que ela veja com um novo olhar o adolescente autor de ato infracional, reivindicando do poder público as medidas necessárias para a efetivação das medidas socioeducativas, condição imprescindível para se combater a noção de impunidade e a violência praticada pelos adolescentes”, explica a coordenadora nacional da Pastoral do Menor, Marilene Cruz.

As medidas socioeducativas estão previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e se aplicam aos adolescentes que cometem algum ato infracional. São seis as medidas: I - advertência; II - obrigação de reparar o dano; III - prestação de serviços à comunidade; IV - liberdade assistida; V - inserção em regime de semi-liberdade; VI - internação em estabelecimento educacional. Para o ECA, adolescentes são as pessoas que têm entre 12 e 18 anos de idade.

Uma das atividades previstas pela Campanha é o levantamento dos municípios que aplicam as medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço a Comunidade (PSC). Outra atividade prevista é a realização das oficinas de debate sobre o ECA, medidas socioeducativas e redução da maioridade penal, além de exposição de fotos e materiais na Câmara, no Senado e nas Assembléias Estaduais, com o objetivo de mostrar o atendimento dado aos adolescentes autores de ato infracional.

Fonte e Foto: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário