ARTIGOS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Formação

A CELEBRAÇÃO DO ADVENTO

No último domingo, 28, a Igreja celebrou o primeiro domingo do Advento, iniciando desta forma mais um Ano Liturgico. O Tempo do Advento é composto de 4 semanas que antecedem o Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e  de preparação para receber Jesus, ou seja, tempo de preparar os corações para melhor penetrar nos mistérios do Natal.

No livro O ANO LITÚRGICO História, Teologia e Celebração - Anámnesis 5, vários autores, ©Paulinas 1991 , encontramos uma citação do calendário romano, nº 39 explicando que "O tempo do Advento tem uma dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e simultaneamente é o tempo no qual, através desta recordação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no final dos tempos".
 
Estas caracterisiticas do Advento está presente nas leituras biblicas. No primeiro domingo ela nos orienta para parusia final, as leituras do segundo e o terceiro chamam a atenção para a vinda cotidiana do Senhor;  e no quarto domingo prepara-nos para a nascimento de Cristo ao mesmo tempo fazendo dela a teologia e a história.

Toda a liturgia do Advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário