ARTIGOS

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Festa de Santa Luzia

SANTA LUZIA EM MOSSORÓ
Um pouco de história

A história da Paróquia de Santa Luzia tem seu início no dia 5 de agosto de 1772, quando foi autorizada a construção, no sitio Santa Luzia de propriedade do Sargento-mor Antônio de Souza Machado uma capela em honra a Virgem de Siracusa, para fazer cumprir uma promessa de sua esposa D. Rosa Fernandes.

Em 1773 a capela já estava pronta, foi construída com os cruzados do sargento-mor e o auxílio dos devotos circunvizinhos, no mesmo local onde hoje encontramos a Catedral de Santa Luzia.

A pequena Capela não tinha a imagem da santa e em 1779, D. Rosa Fernandes mandou trazer de Portugal uma imagem da Santa Luzia, em madeira, adquirida pelo valor de 25$600. Esta imagem é a mesma que até hoje é conduzida nas procissões e peregrinações.

Na Catedral também está exposta uma relíquia (um pequenino pedaço do osso) de Santa Luzia, trazida da Itália por Dom Mariano Manzana em 2004.

Durante este 167 anos de história da Paróquia de Santa Luzia apenas em 03 momentos não houve a celebração da Festa, segundo o historiador/pesquisador Geraldo Maia.

· 1º Momento - Em 1858 o Vigário Antônio Joaquim iniciou um grande reforma na Matriz, que durou 10 anos, diante da falta de recursos o Vigário, em 1860 , o vigário não realizou a Festa.

· 2º Momento – Em 1865 o Vigário Antônio Joaquin mais uma vez não fez a festa para que as doações fossem direcionadas para a reforma.

· 3º Momento – Em 1935, quando estava à frente da Paróquia o Pe. Mota, não realizou a Festa em virtude da Intentona Comunista. Pensava o Pe. Mota que não era seguro realizar a festa naquele ano.


Fernando Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário