ARTIGOS

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Notícias da CNBB

Pesquisa quer saber dos jovens a sua relação com as crenças e a cultura moderna

O Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), desenvolvem uma pesquisa de aspectos culturais e crenças da juventude brasileira.

No link abaixo, o interessado terá acesso a um questionário especialmente elaborado para obter seu posicionamento a respeito de temas relacionados a aspectos culturais e crenças na atualidade.

“Sua contribuição nos ajudará a avaliar e qualificar a ação junto aos jovens e a promover projetos de estudos e publicações sobre a temática. O anonimato e a confidencialidade da pesquisa serão plenamente garantidos”, afirmou o coordenador nacional da Pastoral da Universidade pela ANEC, irmão Adriano Brollo.

Segundo os organizadores do questionário, a finalidade principal deste levantamento de dados consiste em dispor um conjunto de dados sobre aspectos culturais e de crenças da juventude do Brasil, com análises possíveis, úteis para o aperfeiçoamento, direto ou indireto, de iniciativas junto as juventudes.

O período de aplicação da pesquisa será de junho a outubro. Após esse período acontecerá a compilação e análise dos resultados, contando com o suporte técnico do Prof. Paulo Nogas (Professor de Estatística e Análise de Dados da Escola de Negócios da PUCPR).

Para preencher o questionário acesse o link abaixo: http://pucpr.qualtrics.com/SE/?SID=SV_b7bDbtJTZomH6Vm


Jovens portugueses acolhem a cruz da Jornada Mundial da Juventude 2011


Representantes de todas as dioceses de Portugal receberam nesse domingo, 8, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) das mãos dos jovens espanhóis, durante a Eucaristia que encerrou a Peregrinação e Encontro de Jovens, em Santiago de Compostela.

Segundo informa Agência Ecclesia, o grupo português, constituído por 15 jovens, estava liderado pela diocese do Porto, cuja responsabilidade era trazer a Cruz para Portugal.

O símbolo percorre o país até dia 20 de agosto, numa iniciativa que visa a congregar os jovens e prepará-los para a JMJ de Madri 2011. O bispo do Porto, dom Manuel Clemente, esteve presente na cerimônia. Ele destacou a “grande ligação das dioceses do Norte de Portugal, e em especial do Porto, a Santiago de Compostela”.

Dom Manuel expressou sua satisfação pela participação entusiástica dos jovens, que é um exemplo para os responsáveis da Igreja. “Encontrarmo-nos com a juventude, nos seus próprios ritmos, serve como um acerto e ajuda-nos a definir aquilo que devemos fazer”, disse.

Já o arcebispo de Braga, dom Jorge Ortiga, ao acolher a Cruz na igreja de São Victor, na noite desse domingo, convidou todas as paróquias a estarem presentes na próxima edição da JMJ.

Em sua homilia, o arcebispo disse que a grande cruz da juventude atual é o “não ter sentido na vida, o sentir-se perdido, sem grandes objetivos, sem grandes finalidades e sem grande esperança”.

“Assim como a Cruz de Cristo é aurora, é abertura de uma esperança, era conveniente também que esta Cruz da Juventude significasse para os nossos jovens esse acreditar nessa aurora desse mundo melhor para a juventude”, afirmou.

Fonte: CNBB com Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário