ARTIGOS

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Notícias da CNBB

Igrejas de países lusófonos discutem formas de combater a pobreza

Os bispos dos países de língua portuguesa estão reunidos em São Tomé e Príncipe para discutir a participação da Igreja na luta contra a pobreza. Participam bispos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal. Apenas Macau e Timor-Leste não participam desta reunião, que acontece pela 9ª vez.

O vice-presidente da CNBB, dom Luís Soares Vieira, representa o episcopado do Brasil no encontro que começou sábado, 3, e prossegue até sexta-feira, 9. Em entrevista à Rádio Vaticano, ele se disse impressionado com a liturgia celebrada pelas comunidades. “Fiquei impressionado com as comunidades e as com liturgias muito participadas. Os cantos que se cantam no Brasil são cantados aqui também”, disse dom Luis.


Fonte: CNBB


Responsáveis por folhetos litúrgicos se reúnem em São Paulo



Foto: Reprodução CNBB

Os responsáveis pelos folhetos usados nas missas estão reunidos em São Paulo para estudo e troca de experiência. A reunião, que começou na segunda-feira (5) e encerra-se hoje, é coordenada pelos assessores da Comissão Episcopal para a Liturgia, padres Carlos Gustavo Haas e José Carlos Sala.

“Os objetivos do encontro são de proporcionar aos participantes um momento de partilha sobre o seu trabalho, dificuldades, iniciativas e projetos”, explica padre Gustavo. Participam do encontro representantes de dez folhetos litúrgicos mais usados pelas comunidades do Brasil.

“É gratificante ver a união dos participantes, a partilha, a vontade que os redatores tem de caminhar e trabalhar em sintonia com as orientações da CNBB”, disse padre Gustavo.

O coordenador da publicação de periódicos da Paulus, padre Darci Marin, ressalta a importância do encontro proporcionado pela CNBB. “Este encontro possibilita uma sinergia de todos os que preparam os subsídios que dinamizam as celebrações das comunidades”.

A assessora da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, falou aos participantes da reunião sobre o Evangelho de Mateus, que será proclamado ao longo do próximo Ano Litúrgico, que começa no dia 28 de novembro.

Ontem (06), o assessor do setor Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala, refletiu com o grupo sobre a importância da música litúrgica. Ele deu ênfase, especialmente, aos critérios que deverão ser marcar a escolha dos cantos contidos nos folhetos.

No dia de hoje será discutido o tema da Campanha da Fraternidade 2011, a Campanha da Evangelização, Mês Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário