ARTIGOS

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Notícias da CNBB

CNBB afirma que Igreja Católica teve papel indispensável na aprovação da Lei Ficha Limpa

Ontem na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 24, com a presidência CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, fez questão de agradecer a ação da Igreja no Brasil, desde as comunidades até as dioceses, que contribuíram com 1,6 milhões de assinaturas para a aprovação da lei Ficha Limpa de iniciativa popular.

“A ação da Igreja Católica foi indispensável para a aprovação da Lei Ficha Limpa, pois contribuímos desde as comunidades até as paróquias e dioceses, o que em números significa 90% da contribuição, dados que nos orgulham muito”, disse o presidente.

Dom Geraldo disse ainda que a Igreja fez sua parte e vai acompanhar o trabalho dos tribunais que irão dizer quem está apto a disputar as eleições. Ele ressaltou, porém, que a partir de agora está nas mãos da justiça brasileira coibir aqueles que não merecem disputar as eleições. “Ficha Limpa não é mais uma campanha, mas uma lei que agora está nas mãos da justiça. A CNBB através da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), no entanto, vai continuar acompanhando os trabalhos dos tribunais, que com certeza serão exercidos com grande competência”.



Presidente da CNBB fala do papel da Instituição nas Eleições 2010

Questionado se a CNBB manifestará apoio a um candidato à presidência da República, ou irá avaliar propostas durante a corrida ao Planalto, dom Geraldo afirmou que não é competência da CNBB interferir no processo eleitoral brasileiro, mas ressaltou que a Conferência espera eleições limpas durante a disputa.

“A CNBB trabalha no campo moral, portanto, não é sua atribuição se intrometer no processo eleitoral. Manifestamos apenas a esperança de uma corrida eleitoral justa e democrática, com respeito ao diferente e à diversidade de nosso país. Ao eleitor, pedimos que avalie bem os candidatos e lembramos que o processo eleitoral não termina ao confirmar o voto, mas continua ao longo dos mandatos”.


Campanha da Fraternidade é uma das maiores ações evangelizadoras da Igreja no Brasil, afirma dom Geraldo Lyrio Rocha

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou nesta quinta-feira, 24, que a Campanha da Fraternidade é uma “iniciativa singular” e “uma das maiores ações evangelizadoras da Igreja no Brasil”. Segundo dom Geraldo, que participa da reunião do Conselho Permanente da CNBB até esta sexta-feira, 25, a CNBB se preocupa, todos os anos, em tratar de temas atuais da sociedade brasileira.

Dom Geraldo avaliou positivamente a CF-2010, “Economia e Vida”. “A Campanha alcançou seus objetivos, mas os frutos é preciso dizer, que vêm lentamente, pois se trata de um tema complexo; mas podemos dizer que o fruto de uma Campanha como essa é o despertar das pessoas para a conscientização e as iniciativas solidárias nas comunidades. O ser humano não pode ser imolado no altar do ídolo dinheiro, pois todo ídolo leva à morte”, frisou.


CF 2011 - O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, completou afirmando que a Campanha da Fraternidade 2010 preparou a CF-2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, pois as duas tratam de temas próximos. “A economia está muito ligada à preservação ambiental, à ecologia. Acredito que já demos um passo importante para a Campanha do ano que vem. Agora é preciso trabalhar para que possamos também conscientizar sobre um tema muito atual que é a vida no planeta, que está em séria ameaça em virtude da ação do homem com o aquecimento global e a mudança geológica por que passamos”.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário