ARTIGOS

domingo, 13 de junho de 2010

Festa de Santo Antônio

Hoje encerra-se a Festa de Santo Antônio na Capela de São Vicente / Paróquia de Santa Luzia. O Pe. Walter Collini presidirá a Missa de encerramento às 19h30min.


SANTO ANTÔNIO

Natural de Lisboa, em Portugal, Santo Antônio foi um importante pregador itinerante do século XIII. Contemporâneo de São Francisco de Assis foi por ele convidado para ensinar teologia aos frades da nova Ordem, surpreendendo a todos com a sua sabedoria e conhecimento bíblico.

Tinha o dom da oratória sacra, e foi chamado de “Martelo dos Hereges”, Por seu combate a idolatria. Morreu Jovem, aos 36 anos e foi canonizado 11 meses depois, na Festa de Pentecoste, pelo Papa Gregório IX, na Catedral de Spoleto. Em 1946, recebeu o título de “Doutor Angélico” pelo Papa Pio XII.

A devoção a Santo Antônio chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e pelos franciscanos. A primeira Capela em sua honra foi construída em Olinda, em 1550, dando origem ao Convento de “Santo Antônio do Carmo”. Ele é venerado pelos soldados que lhe dedicam honras militares e é orago de mais de 230 povoações brasileiras, mas para o povo em geral “é santo familiar que acha objetos perdidos e protege os casamentos”.

Em âmbito diocesano, Santo Antônio é festejado nas cidade de Marcelino, Marcelino Vieira, Antonio Martins, Rafael Godeiro, Severiano Melo ( Sítio Santo Antonio).

Em Mossoró é celebrado no bairro Santo Antônio/Paróquia de São José e divide o padroado da histórica Igreja de São Vicente com este santo.


Texto: Jacy Gurgel
Matéria publicada no "O Semeador" de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário