ARTIGOS

segunda-feira, 7 de junho de 2010

AS FESTAS JUNINAS

As festas juninas tiveram origem no Egito Antigo, quando celebravam o início da colheita, cultuando os deuses do sol e da fraternidade.

Com o domínio do Império Romano sobre os egípcios, essa tradição se espalhou pelo continente europeu, principalmente na Espanha e em Portugal. Com Constantino, no século VI, quando o Cristianismo se tornou a religião oficial do Ocidente, a festa foi mudada para homenagear o nascimento de São João Batista.

O Brasil, como colônia de Portugal, herdou este costume especialmente no Nordeste, onde os festejos coincidem com a colheita do milho.

A data passou a fazer parte do calendário católico, seguindo o exemplo de outras comemorações de dias santos, como Natal, o nascimento de Jesus e a Páscoa.

As festas juninas reúnem as homenagens aos principais santos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. A época é marcada por brincadeiras, comidas típicas, danças e muita superstição. É um misto de festa profana e religiosa. Como manifestações culturais do calendário anual, são reflexos da identidade do povo brasileiro.


Texto: Jacy Gurgel
Publicado no "O Semeador" de junho 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário