ARTIGOS

sexta-feira, 14 de maio de 2010

LITURGIA - O SANTO DO DIA

Na Igreja estamos vivendo/celebrando o Tempo da Páscoa, esta é a sua 6ª semana. Neste tempo litúrgico a cor é a branca, mas podemos observar que em alguns dias usa-se o vermelho, como é o caso de hoje.

O vermelho é a cor liturgica usada no Domingo de ramos e na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas (com exceção de São João), e nas celebrações dos Santos Mártires. Simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires.

A Igreja celebra hoje a Festa do Apóstolo São Matias que morreu sob martírio, por isto a cor do dia é a vermelha. Para compreendermos melhor o que celebramos vamos conhecer a história de São Matias.

SÃO MATIAS

QUEM FOI? - São Matias era um dos numerosos discípulos que seguiram Jesus, desde o começo de sua vida pública. Foi testemunha de Jesus e viveu todo o drama da paixão, morte e ressurrreição de Jesus. Ele foi o escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, O Traidor, para ocupar o décimo segundo apóstolo, que completou o grupo após a morte de Judas é justamente São Matias, o santo que hoje comemoramos.

APÓSTOLO - Sua Eleição foi descrita nos Atos dos Apóstolos, assim: "É necesário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que dentre nós foi arrebatado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreição" Apresentaram então dois: José, chamado Barsabás e Matias. E fizeram esta oração: "Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar o lugar que Judas abandonou, no ministério do apostolado, para dirigir-se ao lugar que era o seu" lançaram sortes sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi então contado entre os doze apóstolos (atos dos Apóstolos 1,21-26).

O MARTÍRIO - Poucos relatos existem sobre sua vida, Sabe-se apenas que ele também morreu sob martírio em Colchis e, muitas vezes, teve seu nome confundido com o de São Mateus, que em muito se assemelha na grafia.

São Matias é agora testemunha do Senhor, como apóstolo chamado em lugar do traidor. Amém.


Obs.: Este texto com a história de São Matias foi extraído do site www.catolicanet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário