ARTIGOS

quarta-feira, 12 de maio de 2010

FORMAÇÃO NA FÉ

O mês de maio começou na diocese de Mossoró com um acontecimento muito significativo e bonito: a 5ª Romaria dos Coroinhas e da Infância Missionária.

A partir desta romaria e conversando com alguns jovens da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró fomos questionado quanto a diferença entre coroinha e acólitos. Após a discussão do assunto surgiu a idéia, apresentada por Márcio, de criarmos um espaço para esclarecermos as dúvidas dos nossos paroquianos e de todos que nos acompanha através deste blog.

Aceitando a sugestão, decidimos que seria um espaço de formação na fé. Para inicarmos nossa FORMAÇÃO NA FÉ, vamos fazer um breve comentário sobre a diferença entre coroinha e acólitos.

Obs.: Por se tratar de um espaço de formação, esperamos sua participação.



-------------------------------------------------------

Qual a diferênça entre coroinha e acólito?

ACÓLITOS - O Acólito é um ministério instituído, é dado pelo Bispo ou seu representante, em uma cerimônia com rito próprio.

A principal função do acólito é assistir ao diácono e ao sacerdote no serviço ao altar. Mas segundo a Carta Apostólica Ministeria Quaedam, do papa Paulo VI, e a Instrução da Congregação para o Culto Divino Redemptionis sacramentum, de 2004, quando necessário, o acólito pode distribuir a comunhão aos fiéis, como ministro extraordinário, durante a missa ou fora dela aos enfermos. Pode conduzir a exposição do Santíssimo para adoração, mas não pode dar a bênção. Enfim, o acólito está a serviço da liturgia.

Na diocese de Santa Luzia de Mossoró recebem este ministério aqueles que estão se preparando para o sacramento a ordem, mas de acordo com o Código do Direito Canônico, nº 230 é um ministério que pode ser recebido também pelos leigos.

O termo acólito é de origem grega, akólouthos, que significa “servidor, seguidor ou acompanhante”.

OS COROINHAS – O coroinha não é um ministério instituído, trata-se dos grupos de crianças, jovens e adolescentes que realizam um serviço junto ao altar similar aos acólitos. Podemos dizer que se trata de um ministério mais apropriado para crianças e adolescentes na etapa da catequese.

De acordo com a Instrução da Congregação para o Culto Divino Redemptionis sacramentum, nº 47 “A esta classe se serviço ao altar podem ser admitidas meninas e mulheres, de acordo com os critérios do Bispo diocesano e observando as normas estabelecidas”.

Os Grupos de Coroinhas exergem uma atividade/serviço importante na Igreja e tem sido, ao longo dos tempos, um celeiros para vocações sacerdotais.

Com referência a origem do palavra coroinha existe uma versão que ela deriva do latim pueri chori, que significa menino do coro. Nesta versão os que cantavam durante a celebração da missa, às vezes eram chamados para ajudar os padres no serviço do altar, daí a expressão coroinhas.

Na Paróquia de Santa Luzia costuma-se chamar de acólitos todos aqueles que fazem partem do grupo de coroinhas.

Fernando Leite
PASCOM Santa Luzia

2 comentários:

  1. gostaria que voces explic. a diferencia entre movimento e pastorais e muito importante que todos que tem uma caminhada de igreja saibam diferenciar os dois ainda tem muitas duvidas

    ResponderExcluir
  2. Amigo, obrigado pela participação. Na próxima semana vamos mostrar o que é PASTORAL, MOVIMENTO E as NOVA COMUNIDADES.

    ResponderExcluir