ARTIGOS

quarta-feira, 26 de maio de 2010








Conforme podemos observar na postagem da Liturgia Diária que estamos vivendo o Tempo Comum.

De acordo com as Normas sobre o Ano Litúrgico e o Calendário (NALC 44) o Tempo Comum começa no dia seguinte a festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma, inclusive. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecoste e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º domingo do Advento.

Neste tempo, que corresponde 33 (ou 34) domingos temos a leitura contínua do Evangelho, que nos coloca no seguimento de Cristo, iniciando com o chamamento dos discípulos até os ensinamentos a respeito dos fins dos tempos.

No decorrer do Tempo Comum temos as festas do Senhor e as comemorações daqueles que foram testemunhas do mistério pascal; A Virgem Maria, Apóstolos e Evangelistas e demais Santos e Santas.

A cor litúrgica deste Tempo é o verde.

Esta explicação sobre o tempo comum é uma introdução para respondermos a pergunta de hoje dentro da nossa seção “Formação na Fé”:

Por que hoje a cor litúrgica usada é o BRANCO se estamos vivendo o Tempo Comum que tem como cor o VERDE?

O verde é usado durante o Tempo Comum, exceto nas festas do Senhor e nas memórias da Virgem Maria dos Apóstolos e Evangelista e demais Santo e Santas nele celebradas, quando a cor litúrgica é o branco. Então é importante observar que se uma festa ou solenidade tomar o lugar da celebração do tempo litúrgico, usa-se então a cor litúrgica da festa ou solenidade. No caso específico de hoje, a Igreja faz memória a São Felipe Neri, presbítero, por isto que se usa o BRANCO.

Fernando Leite
Fonte: Diretória da Liturgia

2 comentários:

  1. Para melhor compreenção, o que significa festa, solenidade e memória?

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    Obrigado pela participação. informamos que no próximo domingo apresentaremos a resposta para o seu questinamento.

    ResponderExcluir