ARTIGOS

terça-feira, 27 de abril de 2010

A COMUNIDADE DE SANTA LUZIA

Está na hora de revelar o que é a "Comunidade de Santa Luzia". Leiam a carta do Pe. Walter Collini que foi postada no Blog da Paróquia de Martins no dia 13 de abril de 2010.

"Já faz cerca de três meses que saí da Paróquia de Martins, mas apesar de me dedicar inteiramente à Paróquia de Santa Luzia, a Paróquia de Martins continua sempre na minha mente e no meu coração... Mas por minha alegria quase todo dia encontro alguém de lá! E, além do mais, estou morando com dois rapazes que são da Paróquia de Martins: o Leonardo, de Cruz de Alma, Lagoa Nova, e o Antoniel do sítio Colônia de Antônio Martins. Ambos eram animadores da Paróquia de Martins. Como foi que chegaram aqui? O Léo(nardo) no final do ano passado havia pensado em entrar no Curso de Teologia da Faculdade de Teologia da Diocese de Mossoró. Para que pudesse realizar este desejo, eu ofereci a hospedagem e o apoio na mensalidade do Curso dele, e ele, por sua vez, ele ajuda na casa paroquial e na Pastoral. O Antoniel queria entrar no Seminário, mas por não ter participado em 2009 de todos os encontros previstos, só poderia entrar no segundo semestre ou no próximo ano. E por isso Dom Mariano pediu-me para hospedá-lo, por um tempo, na casa paroquial. Assim, acabamos formando uma pequena comunidade...

Eu achei muito bom também porque assim não fico só. Tem uma senhora que cuida das refeições – dona Joana que trabalhou 27 anos com Mons. Américo – mas às quatro horas ela volta para casa dela deixando o jantar apenas encaminhado. Já pensou, com a minha deficiente arte culinária, que gororoba seria meu rango se tivesse que me virar para preparar a janta sozinho? (Estava bem acostumado demais com Bebé!) Ainda bem que o Léo toma de conta e quando voltamos da Missa da catedral, lá pelas 18:00 horas, num instante, também com a ajuda do Antoniel, termina de ajeitar o jantar que fica uma delícia!

Se vocês vierem por estas bandas não deixem de vir experimentar o sal da nossa comida! Sempre tem uma merendazinha para quem nos visita, inclusive das iguarias especiais de Martins que Bebé e outras pessoas não deixam faltar!

O coração da casa (foi a minha primeira realização) é a “Clínica do Espírito”, ou “Hospital das Almas”, ou “Oficina do Espírito”, ou “Academia Espiritual” que é uma pequena Capela com JESUS Eucarístico, onde atendo às confissões e ofereço acompanhamento espiritual a quem o solicita.

Na Comunidade têm momentos de oração em comum e de estudo e a gente partilha a nossa vida como irmãos. A nossa casa está sempre de portas abertas para receber quem precisa de apoio e acolhida.

Este é um dos meus propósitos e também da Comunidade da Casa Paroquial que batizamos de “Comunidade de Santa Luzia”. Eu não havia planejado nada de tudo isso. Deixei apenas DEUS agir.

Um comentário:

  1. Ahh... já provei e aprovei as "iguarias especiais de Martins" assim como aprovei a garnde acolhida do Pe. Walter e dos meus novos amigos e irmãos Léo e Antoniel!

    E em breve irei esperimentar o melhor que essa comunidade pode nos oferecer q é o "Hospital do Espírito"! Já está agendando!

    Vlw Pe. Walter! Um abraço meu e da Juventude Paroquial q te admira!!

    ResponderExcluir