ARTIGOS

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Notícias da CNBB

Novo assessor para as Campanhas da Fraternidade e da Evangelização

As campanhas da Fraternidade e da Evangelização têm seu novo secretário executivo nacional. Trata-se do padre Luiz Carlos Dias, que assumiu a função nesta segunda-feira, 28. Padre Luiz, que pertence à diocese de São João da Boa Vista (SP) e à província de Ribeirão Preto, no entanto, chegou à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 25 de abril deste ano, para desde já começar a conhecer os trabalhos das campanhas, bem como o funcionamento da CNBB.

Sobre o novo trabalho, padre Luiz explica que é uma função que requer muita dedicação porque envolve um dos trabalhos de maior demanda da CNBB e da Igreja no Brasil.

Campanhas da Fraternidade e da Evangelização tiveram o padre José Adalberto Vanzella como assessor por dois mandatos (2001 a 2003 e 2007 a 2010). Ele deixou a função no sábado, 26, para assumir a secretaria executiva do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão).


Presidência da CNBB felicita a emissora Rede Vida por seus 15 anos de fundação

Na última sexta-feira, 25, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mandou uma mensagem de felicitação à rede de televisão católica “Rede Vida” pela comemoração dos seus 15 anos de fundação.

Na mensagem os bispos destacam que a Rede Vida “nasceu de um sonho e que hoje se consolida como realidade na vida das famílias cristãs”.

Em Mossoró e Região a Rede Vida de Televisão é captada em canal aberto atraves de uma retransmissora mantidade pela Diocese de Mossoró através da Fundação Santa Luzia de Mossoro.

Solidariedade

Lançada campanha SOS Pernambuco e Alagoas


A Cáritas Brasileira Regional Nordeste II lança campanha em favor dos atingidos pelas chuvas. Em apoio a essa ação, o Secretariado Nacional convida a Rede Cáritas e a sociedade a juntarem-se a esse mutirão de solidariedade. Confira como você pode ajudar!

As doações poderão ser depositadas nas seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil
Agência 3505-X, Conta Corrente 5821-1 (para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0011-98).

Caixa Econômica Federa (CEF)
Agência: 1041, operação 003, conta 1292-1 (para DOC e TED CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Bradesco
Agência: 606, conta 68000-1 (para DOC e TED CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Notícias da Paróquia

JUNHO - Encerra-se hoje o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Na Paróquia de Santa Luzia a missa das 17 horas será celebrada no Santuário do Coranção de Jesus. Amanhã, 1º de julho, a celebração retorna à Catedral de Santa Luzia.

TERÇO - Quarta-feira é dia do Encontro do terço dos Homens na Paróquia de Santa Luzia. Hoje a reza do terço será realizado no Santuário do Coração de Jesus, com início às 18 horas.

PARABÉNS - Ana Karina Leite Barreto, Antônio Luiz da Silva Filho, Diana Paula Nobre Fernandes, Henrique Eduardo de M. Costa, Janaina Martins Pires, Josefa da Costa Cardoso, Luiz Carlos Batista, Maria Francisca Pereira e Ubiratam Rocha, os dizimistas aniversariantes desta quarta-feira.

MARIA GORETTI – Continua a preparação para a Festa de Santa Maria Goretti, na Área 2 da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró, hoje a Imagem de Santa Maria Goretti estará na rua Prudente de Morais, na residência do Seu Noé.

REUNIÃO – No Centro Catequético Mons. Huberto Bruening acontecerá à reunião mensal de articulação com representantes das Áreas e capelas. O encontro que tem por finalidade o planejamento das atividades do mês será a partir das 19h230min.

Liturgia Diária

Verde. 4ª-feira da 13ª Semana Tempo Comum

Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?

Leituras
- 1ª Leitura - Am 5,14-15.21-24
- Salmo - Sl 49, 7. 8-9. 10-11. 12-13. 16bc-17 (R. 23b)
- Evangelho - Mt 8,28-34

terça-feira, 29 de junho de 2010

Notícias da CNBB

Presidente da Comissão Bíblico-Catequetica fala do Dia do Catequista


dom Eugenio Rixen


No último domingo de agosto, dia 29, será comemorado, em todo o Brasil, o Dia do Catequista. Para celebrar a data, o bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Biblico-Catequética da CNBB, dom Eugênio Rixen, escreveu uma mensagem sobre a data.

Segundo o dom Eugênio, o Dia do Catequista é “sempre uma graça, motivo, motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER DO CATEQUISTA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade. Sentimos ainda os “ECOS” e a chama da esperança que ardeu em nosso coração com a realização da Terceira Semana Brasileira de Catequese.

A Carta de dom Eugênio está disponível do site da cnbb (www.cnbb.org.br)

Notícias da Paróquia

ANIVERSARIANTES - Nesta terça-feira, dia 29, celebram mais um ano de vida os nossos dizimistas: Adelita Freire Paiva Cazuza, Charles Edson Carneiro, David Mckleem M. da Silva, Geni Cordeiro de Oliveira, Geralda Maria de Mesquita, Jose Teotônio da Silva Junior, Kegilda Patrícia de Melo, Marluce Uchoa Ribeiro, Milanez Cavalcante Filho, Roberto Holanda Oliveira e Pedro Raimundo Schardong.

FESTA ÁREA 2 - Continuando a preparação para a Festa de Santa Maria Goretti, hoje a Imagem da Santa visitará a residência de Dona Sofia, na rua Pedro Velho. O encontro está marcado para às 7 e meia da noite.

PASTORAL - No CC1 - Centro Catequético Monsenhor Huberto Bruening, logo mais a partir das 19h30min, haverá o 1º encontro de sensibilização pa a implantação da Pastoral da Pessoal Idosa na Paróquia de Santa Luzia.

Liturgia Diária

Verde. 3ª-feira da 13ª Semana Tempo Comum

Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta?

Leituras
- 1ª Leitura - Am 3,1-8; 4,11-12
- Salmo - Sl 5,5-6. 7. 8 (R. 9a)
- Evangelho - Mt 8,23-27

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Aniversariantes do dia

Aurineide Gomes da Silva, Terezinha Sousa Galdino e Zelita Rodrigues da Silva são os nossos dizinistas aniversariantes desta segunda-feira, dia 28 de junho.

Festa na Área 2

CENTRO SOCIAL SANTA MARIA GORETTI CELEBRA A FESTA DE SUA PADROEIRA

A Festa de Santa Maria Goretti, na Área 2 da Paróquia de Santa Luzia, tem início na noite de hoje com a peregrinação da Imagem da Santa no Bairro.

Hoje a Imagem estará na Rua Seis de Janeiro na residência de Dona Creuza. Confira a programação completa da Festa de Santa Maria Goretti, que acontecerá no período de 28 de junho a 03 de julho na Área 2 da Paróquia - Centro social Santa Maria Goretti.


FESTA DE SANTA MARIA GORETTI

Preparação

28/06 – Peregrinação da Imagem de Santa Maria Goretti
Ás 19h30min na casa de Dona Creuza (Rua Seis de Janeiro)
29/06 – Peregrinação da Imagem de Santa Maria Goretti
Ás 19h30min na casa de Dona Sofia (Rua Pedro Velho)
30/06 – Peregrinação da Imagem de Santa Maria Goretti
Ás 19h30min na casa de Seu Noé (Rua Prudente de Morais)

Tríduo

01/07 (quinta-feira) – Celebração da Palavra
Hora: 19h30min
Local: Centro Social Santa Maria Goretti
Tema: Fé
Responsáveis: Pastoral da Juventude e Catequese

02/07 (sexta-feira) – Confissão Comunitária e Missa
Hora: 19h30min
Local: Centro Social Santa Maria Goretti às 19h30min
Tema: Esperança
Responsáveis: Legião de Maria, Grupo de Idosos e Ministros da Eucaristia

03/07 (sábado) – Missa
Hora: 19h30min
Local: Concentração às 18h50min no Centro Social Santa Maria Goretti saindo em procissão para a Capela de Santa Terezinha encerrando com a Missa
Tema: Amor
Responsáveis: ECC e RCC

Social

02/07 (sexta-feira) – Jantar da Família
-Música Ao Vivo
-Quadrilha Improvisada
-Barraca
*Senhas do Jantar no Valor de R$ 3,00

O Santo do dia

Na liturgia de hoje a Igreja celebra memória a Santo Irineu Sto. Irineu, BMt, por esta razão a cor liturgia desta segunda-feira é a vermelha.

Mas quem foi Santo Irineu? Conheça a história deste Santo da Igreja.

SANTO IRINEU

Santo Irineu nasceu por volta do ano 130/135, provavelmente em Esmirna, na Ásia Menor. Pacificador de nome e de fato, pois o nome "Ireneu" vem do grego e significa pacífico e pacificador, como também significa "paz". Era chamado: Zelador do Testamento de Cristo, tendo vivido na época dilacerada por heresias que colocavam em risco a unidade da Igreja na fé.

Ele aconselhou ao Papa Vítor, respeitosamente a não excomungar as Igrejas da Ásia que não queriam celebrar a Páscoa na mesma data das outras comunidades cristãs. Este homem ponderado se aproximou dos bispos das outras comunidades cristãs para o triunfo da concórdia e da unidade, sobretudo exortando que se mantivessem ancorados na tradição apostólica para combater o racionalismo gnóstico.

Foi discípulo de São Policarpo - que havia conhecido pessoalmente o Apósto São João e outras testemunhas oculares de Jesus - Santo Ireneu foi sem dúvida o escritor cristão mais importante do século II. De seus escritos nos restam intactos os cinco livros do Contra os hereges, nos quais Ireneu aparece não só como o teólogo equilibrado e penetrante da Encarnação redentora, mas também como um dos pastores mais completos que serviram a Igreja.

Foi para Lião onde sucedeu no ano 718, ao nonagenário bispo e mártir, São Fotino, e governou a Igreja de Lião até a morte. Foi uma verdadeira testemunha de fé num período de dura perseguição para a Igreja; seu campo de ação foi muito vasto.

Sua morte ocorreu no ano 200.

texto extraído do site www.catolicanet.com.br

Liturgia Diária

Vermelho. 2ª-feira da 13ª Semana Tempo Comum
Sto. Irineu, BMt,
memória


Segue-me!

Leituras
- 1ª Leitura - Am 2,6-10.13-16
- Salmo - Sl 49, 16bc-17. 18-19. 20-21. 22-23 (R.22a)
- Evangelho - Mt 8,18-22

domingo, 27 de junho de 2010

Agenda da Paróquia

A Paróquia de Santa Luzia de Mossoró divulgou a Agenda Paroquial para o período de 28 de junho a 09 de julho de 2010.

A Paróquia celebrará ainda, no período de 28/06 a 03/07, a Festa de Santa Maria Goretti, padroeira da Área 2 - Centro Social Santa Maria Goretti.


SEGUNDA-FEIRA 28/06

Reunião da PASCOM – Pastoral da Comunicação
- Horário: 19h30min
- Local: Centro Catequético Mons. Huberto Bruening

TERÇA-FEIRA 29/06

SENSIBILIZAÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA NA
PARÓQUIA DE SANTA LUZIA
- Horário: 19h30min
- Local: Centro Catequético Mons. Huberto Bruening

QUARTA-FEIRA 30/06

REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO COM REPRESENTANTES DAS ÁREAS E CAPELAS
- Horário: 19h30min
- Local: Centro Catequético Mons. Huberto Bruening

SEXTA-FEIRA 02/07

CONFISSÃO COMUNITÁRIA E MISSA
- Horário: 16h30min
- Local: Santuário do Coração de Jesus

SÁBADO 03/07

MISSA DAS CRIANÇAS
- Horário: 16h00
- Local: Santuário do Coração de Jesus

DOMINGO 04/07

ÓBOLO DE SÃO PEDRO

SEXTA- FEIRA 09/7

CASAMENTO COMUNITÁRIO
- Horário: 17:00
- Local: Catedral de Santa Luzia

História da Paróquia

VÍDEO CONTA HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA E DO SEU PRIMEIRO PÁROCO

Hoje trazemos para vocês, leitores do blog da Paróquia de Santa Luzia, um trecho de um vídeo produzido no ano de 2005 por ocasião daS comemorações dos 162 anos da Paróquia de Santa Luzia.

Neste vídeo o Mons. Américo relembra alguns aspectos da criação da Paróquia e do seu primeiro pároco, o Vigário Antonio Joaquim.

Este documentário foi produzido pela Equipe de Comunicação da Festa de Santa Luzia de 2005, formada por Marcos Antônio Ferreira, Técio Enilton Lima, Maria Conceição Maia, Zélia e Ciro Ney. As imagem de Robson Carvalho, narração de Iuska Freire, edição de imagens Samuel Alves e contou com o apoio da TCM.


video

Aniversariantes do dia

Hoje celebram mais um ano de vida os nossos dizimistas Aurineide Gomes da Silva, Terezinha Sousa Galdino e Zelita Rodrigues da Silva.

Liturgia Diária

Verde. 13º DOMINGO Tempo Comum

Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. 'Eu te seguirei para onde quer que fores'.

Leituras
- 1ª Leitura - 1Rs 19,16b.19-21
- Salmo - Sl 15,1-2a.5.7-8.9-10.11(R. 5a)
- 2ª Leitura - Gl 5,1.13-18
- Evangelho - Lc 9,51-62

sábado, 26 de junho de 2010

Blog da Diocese

O Blog da Diocese de Mossoró está de visual novo. Confira no endereço: www.diocesedemossoro.blogspot.com.

Notícia da Paróquia

Lembramos que na Paróquia de Santa Luzia de Mossoró haverá a celebração da Santa Missa com crianças logo mais a partir da 16 horas, no Centro Social Mãe do Salvador - Área 4 da Paróquia.

Na Área 2 - Centro Social Santa Maria Goretti a missa será às 19h30min.

Aniversariante do dia II

Na diocese de Santa Luzia de Mossoró celebramoos o aniversário de Ordenação Sacerdotal de Dom Mariano Manzana. O padre Talvacy, em seu blog, faz sua homenagem ao sr. Bispo com um artigo intitulado: "Dom Mariano Manzana: o missionário nato".
Confira aqui: http://www.talvacy.blogspot.com/

Aniversariantes do dia

Aluizio Fernandes da Silva, Eurides Barra Pinto Leite, Fernando Jose A. Menezes, Francisca Maria Lima Virginia e Francisco Assis A. Medeiros são os dzimistas aniversariantes deste sábado.

Liturgia Diária

Verde. Sábado da 12ª Semana Tempo Comum

Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentaróo à mesa junto com Abraão, Isaac e Jacó.

Leituras
- 1ª Leitura - Lm 2,2.10-14.18-19
- Salmo - Sl 73,1-2. 3-4. 5-7. 20-21 (R. 19b)
- Evangelho - Mt 8,5-17

Verde. 13º DOMINGO Tempo Comum

Leituras
- 1ª Leitura - 1Rs 19,16b.19-21
- Salmo - Sl 15,1-2a.5.7-8.9-10.11(R. 5a)
- 2ª Leitura - Gl 5,1.13-18
- Evangelho - Lc 9,51-62

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Notícias da Paróquia

MISSA DAS CRIANÇAS - Amanhã, sábado 26, padre Walter Collini celebrará a Missa das Crianças no Centro Social Mãe do Salvador, a partir das 16 horas.

BATISMO - Domingo (27) é dia da celebração do Sacramento do Batismo na Catedral de Santa Luzia.

O SEMEADOR - A Paróquia de Santa Luzia continua a entrega do informativo mensal "O Semeador" nas casas dos paroquianos. Neste final de semana o informativo estará chegando nas residências que ainda não haviam recebido.

Aniversariantes do dia

Eunice Fernandes de Souza, Kerly Micheliny de S.Oliveira, Maria de Fátima Rebouças,Sandra Elias Duarte da Costa, Tarcisio Barbosa e Oliveira e Valeria Maria Ferreira, são os dizimistas aniversariantes desta sexta-feira, dia 25 de junho de 2010.

Notícias da CNBB

CNBB afirma que Igreja Católica teve papel indispensável na aprovação da Lei Ficha Limpa

Ontem na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 24, com a presidência CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, fez questão de agradecer a ação da Igreja no Brasil, desde as comunidades até as dioceses, que contribuíram com 1,6 milhões de assinaturas para a aprovação da lei Ficha Limpa de iniciativa popular.

“A ação da Igreja Católica foi indispensável para a aprovação da Lei Ficha Limpa, pois contribuímos desde as comunidades até as paróquias e dioceses, o que em números significa 90% da contribuição, dados que nos orgulham muito”, disse o presidente.

Dom Geraldo disse ainda que a Igreja fez sua parte e vai acompanhar o trabalho dos tribunais que irão dizer quem está apto a disputar as eleições. Ele ressaltou, porém, que a partir de agora está nas mãos da justiça brasileira coibir aqueles que não merecem disputar as eleições. “Ficha Limpa não é mais uma campanha, mas uma lei que agora está nas mãos da justiça. A CNBB através da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), no entanto, vai continuar acompanhando os trabalhos dos tribunais, que com certeza serão exercidos com grande competência”.



Presidente da CNBB fala do papel da Instituição nas Eleições 2010

Questionado se a CNBB manifestará apoio a um candidato à presidência da República, ou irá avaliar propostas durante a corrida ao Planalto, dom Geraldo afirmou que não é competência da CNBB interferir no processo eleitoral brasileiro, mas ressaltou que a Conferência espera eleições limpas durante a disputa.

“A CNBB trabalha no campo moral, portanto, não é sua atribuição se intrometer no processo eleitoral. Manifestamos apenas a esperança de uma corrida eleitoral justa e democrática, com respeito ao diferente e à diversidade de nosso país. Ao eleitor, pedimos que avalie bem os candidatos e lembramos que o processo eleitoral não termina ao confirmar o voto, mas continua ao longo dos mandatos”.


Campanha da Fraternidade é uma das maiores ações evangelizadoras da Igreja no Brasil, afirma dom Geraldo Lyrio Rocha

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou nesta quinta-feira, 24, que a Campanha da Fraternidade é uma “iniciativa singular” e “uma das maiores ações evangelizadoras da Igreja no Brasil”. Segundo dom Geraldo, que participa da reunião do Conselho Permanente da CNBB até esta sexta-feira, 25, a CNBB se preocupa, todos os anos, em tratar de temas atuais da sociedade brasileira.

Dom Geraldo avaliou positivamente a CF-2010, “Economia e Vida”. “A Campanha alcançou seus objetivos, mas os frutos é preciso dizer, que vêm lentamente, pois se trata de um tema complexo; mas podemos dizer que o fruto de uma Campanha como essa é o despertar das pessoas para a conscientização e as iniciativas solidárias nas comunidades. O ser humano não pode ser imolado no altar do ídolo dinheiro, pois todo ídolo leva à morte”, frisou.


CF 2011 - O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, completou afirmando que a Campanha da Fraternidade 2010 preparou a CF-2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, pois as duas tratam de temas próximos. “A economia está muito ligada à preservação ambiental, à ecologia. Acredito que já demos um passo importante para a Campanha do ano que vem. Agora é preciso trabalhar para que possamos também conscientizar sobre um tema muito atual que é a vida no planeta, que está em séria ameaça em virtude da ação do homem com o aquecimento global e a mudança geológica por que passamos”.

Fonte: CNBB

Liturgia Diaria









Verde. 6ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum

Se queres, tu tens o poder de me purificar.

Leituras
- 1ª Leitura - 2Rs 25,1-12
- Salmo - Sl 136,1-2. 3. 4-5. 6 (R. 6a)
- Evangelho - Mt 8,1-4

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Aniversariantes do dia

A vida se renova para Joana Maria de Oliveira, João Batista Lopes e Josina Cavalcante de Sales, os dizimistas aniversariantes desta quinta-feira, dia 24 de junho.

Os Santos Juninos

SÃO JOÃO BATISTA – Precursor de Jesus, João Batista foi o último e grande profeta do Primeiro Testamento e viveu no século I. Filho tardio de Isabel e Zacarias, nasceu segundo a lenda numa bela noite e sua mãe Isabel, para avisar Maria, mandou erguer um mastro em sua casa acendendo numa fogueira. Sua palavra conclamava o povo ao batismo à penitência e conversão para a vinda do Messias. Viveu pelos desertos, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre e cobria-se com uma veste de couro. Sua vida austera e radical avalizava a contundente denúncia movida contra os poderosos da época e justifica sua prisão e morte segundo o texto de Mateus. Foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão.

A devoção ao santo foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que transmitiam ainda o gosto por efeitos de luz proporcionados por balões, fogueira e fogos de artifícios. Pregador de alta moral, intolerante e ascético, São João é festejado pelo povo como santo amável e dionisíaco, com farta alimentação, danças e bebidas. Ao contrário de outros santos homenageados na data de sua morte, São João Batista é comemorado no dia do seu nascimento, talvez pelas tradições européias que comemoram em junho a chegada do verão.

Texto Jacy Gurgel Fernandes
Texto publicado no Informativo o Semeador de junho de 2009

Liturgia Diária

Branco. Natividade de São João Batista, Solenidade

Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra. (2º canto do Servo do Senhor)

Leituras
- 1ª Leitura - Is 49,1-6
- Salmo - Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)
- 2ª Leitura - At 13,22-26
- Evangelho - Lc 1,57-66

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Luto

MORRE EM MOSSORÓ O JORNALISTA NILO SANTOS

Faleceu na manhã de hoje o jornalista Nilo Santos, vítima de um infarto agudo miocárdio. Para nós que formamos a Equipe do Blog da Paróquia de Santa Luzia, Nilo era um exemplo de jornalista sério e ético;

Nilo Santos era formado em direito e jornalismo e também foi aluno do Curso Superior de Inciação Teológico da Diocese de Mossoró.

O corpo de Nilo santo está sendo velado na Capela de Santa Teresina e seu seu sepultamento está previsto para acontecer ás 8h de amanhã.

Notícias da Paróquia

Área 2 da Paróquia de Santa Luzia escolhe nova Coordenação

Na última segunda-feira (21) a Comunidade da Área 2 da Paróquia de Santa Luzia (Centro Social Santa Maria Goretti) escolheu a nova Coordenação da Área para o período de 2010 a 2011.

A nova Coordenação ficou assim constituída:
- Coordenadores: Dona Geiza e Dona Socorro;
- Tesouraria: Lindaci Gomes;
- Infra-estrutura: Fabrício Brito e Eduardo.

Terço do Homens

Com referência ao "Terço dos Homens" na Paróquia de Santa Luzia, fazemos um correção da postagem anterior. Hoje o encontro será realizado no Santuário do Coração de Jesus e não na Catedral de Santa Luzia, o horário continua às 18h00.

Aniversariantes do Dia

Quem celebra vida nova nesta quarta-feira são os irmãos e irmãs dizimistas: Kayo Maryo Francelino Torres, Maria Dilma Reginaldo Bezerra, Maura Alves da Silva Freire, Ozelita de Araujo P. Costa,Raimundo Nonato Filho e Ribamar Pereira da Silva

Paróquia de Santa Luzia

Hoje, quarta-feira, é dia do encontro dos homens para a reza do "Terço dos Homens" na Paróquia de Santa Luzia. Às 18:00 na Catedral de Santa Luzia.

Liturgia Diária

Verde. 4ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum

Pelos seus frutos vós os conhecereis.

Leituras
- 1ª Leitura - 2Rs 22,8-13; 23,1-3
- Salmo - Sl 118, 33. 34. 35. 36. 37. 40 (R. 33a)
- Evangelho - Mt 7,15-20

CNBB avalia Campanha da Fraternidade - 2010

Segundo o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre José Adalberto Vanzella, a Campanha atingiu seus objetivos, mas é necessário que as dioceses e paróquia melhorem o planejamento para a realização da Campanha. “Sobre o planejamento na realização da Campanha da Fraternidade, já houve uma melhora em relação ao ano passado, mas é preciso aperfeiçoar ainda mais, definindo melhor os objetivos e as ações da campanha e dos agentes”, disse padre Vanzella.

O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, disse que esta Campanha ajudou as pessoas e as comunidades a desenvolverem o sentido crítico em relação ao uso do dinheiro e dos bens materiais.

Os responsáveis pela Campanha nos Regionais da CNBB também participam da reunião de avaliação da CF, além dos secretários regionais e assessores da CNBB.

“A Campanha da Fraternidade Ecumênica foi um gesto genuinamente cristão”, disse o cientista político, Tony Welliton da Silva Vilhena, do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs. “Com esta Campanha a CNBB deu um exemplo de como se constroem relações ecumênicas”, acrescentou.

Além de avaliar a CF-2010, o Consep escolherá o cartaz da Campanha do ano que vem cujo tema é Fraternidade e a vida no planeta com o lema A criação geme em dores de parto. Os bispos escolherão, ainda, o tema da Campanha de 2012.


Matéria extraída do site www.cnbb.org.br

Notícias da Igreja

Colaboração de Roberta Rebouças

BRASIL SEDIARÁ JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2014

O Brasil será a cede da Jornada Mundial da Juventude, entre as cidades candidatas a sediar o jornada está Aparecida (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). O anúncio oficial será feito no dia 21 de agosto de 2011 em Madrid, pelo Papa Bento XVI.

SÃO JOÃO 2010

Acontece hoje a última novena em preparação a Festa de São João, na paróquia de São João Batista – Mossoró. O tema para este dia o Sacramento da Unção dos Enfermos. Na programação para o dia consta a missa com idosos e doentes às 8h da manhã e às 11h30 da manhã tem oração do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento. A Novena final acontecerá às 19h00 na Igreja Matriz e logo em seguida a parte social com o tradicional leilão beneficente

CRISTO VIVE 2010

Na próxima sexta feira, tem inicio o 10º Arraiá com Cristo em Almino Afonso. O arraiá segue até o domingo 27 de Junho. Esse ano o festa contará com animação do ministério de música de Serrinha dos Pintos e Comunidade Shalom. Serão três dias de muitas bênçãos e graça.

TERÇO DOS HOMENS

O movimento do Terço dos Homens em Mossoró, convida seus membros para a Reunião com todos os participantes do Terço na Diocese, na Igreja Matriz de São Manoel, no próximo dia10 de junho ás três da tarde.

terça-feira, 22 de junho de 2010





Atendendo a solicitação do nosso webleitor Maltez, que nos pede falar para falar dos Títulos: Monsenhor, Cônego, Vigário... dentre outros títulos que a Nossa Igreja tem, vamos iniciar um série de postagem tratando deste assunto.

O tema escolhido para nossa primeira postagem foi o de MONSENHOR.


MONSENHOR é um título honorífico dado aos sacerdotes da Igreja Católica pelo Papa, por solicitação do Bispo diocesano. Este título não indica nenhum cargo ou posição na Igreja, trata-se de um reconhecimento pelos serviços prestados à Igreja em suas dioceses.

Em alguns países os bispos também são chamados de Monsenhor. Também muitos padres que desempenham funções na Cúria Romana recebem este título, devido ao alto cargo que ocupam na administração da Igreja.

O título de monsenhor é também usado para o padre que foi eleito bispo. Enquanto ele não é ordenado bispo, é chamado de monsenhor.

Na diocese de Santa Luzia de Mossoró, atualmente, apenas um sacerdote possui este título, trata-se do Monsenhor Hamilca.

Nosso próximo assunto será a diferença entre Bispo, Arcebispo e Cardeais.

Fernando Leite
PASCOM Santa Luzia Mossoró

Notícias da Igreja


Rede Vida é homenageda pelo Senado

Foto: reprodução www.redevida.org.br

O plenário do Senado Federal homenageou, na tarde desta segunda-feira, 21, a Rede Vida de Televisão pelos seus 15 anos de fundação. A solenidade foi
requerida pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e aberta pelo presidente dos trabalhos plenários da tarde de hoje, o senador Mão Santa (PSC-PI). O parlamentar destacou que, antes do surgimento da emissora, o Brasil vivia uma situação paradoxal. Segundo ele, o país com o maior número de católicos do mundo, não dispunha de uma rede de televisão compromissada com aquela religião.

Lei a matéria na íntegra no site: http://www.cnbb.org.br/



Pastorais Sociais e Organismos da CNBB confirmam apoio ao plebiscito pelo limite de propriedade da terra e ao Grito dos Excluídos

As coordenações nacionais e regionais das Pastorais Sociais e dos Organismos que fazem parte da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, divulgaram uma carta em que manifestam seu apoio e participação tanto no Grito dos Excluídos quando no Plebiscito Popular por um limite da propriedade da Terra no Brasil. A carta, divulgada no encerramento do encontro das coordenações, em Brasília, na quarta-feira, 16, é assinada pelo presidente da Comissão, dom Pedro Luiz Stringhini.

“Esta decisão [de participar do Grito dos Excluídos e do Plebiscito] tem como base a consciência de que a democratização da terra através da reforma agrária é uma luta histórica do povo e uma exigência ética afirmada pela CNBB há décadas.

O Plebiscito é uma das ações concretas propostas pela Campanha da Fraternidade deste ano que discutiu o tema “Economia e vida”.

Aniversariantes do dia

Hoje nossos votos de felicidades e orações para: Antonia Augusta Filha, Antonio Moura,Djanira Guimarães Pereira, Genival Pereira de Franca, Lyssandro Belorgus A.da Costa, Maria Gizelia P . de Medeiros, Maria das Neves da Silva, Neuza Leite Rebouças e Rejane Celli Santos de Melo os dizimista aniversariantes desta terça-feira, dia 22 de junho de 2010.

Liturgia Diária

Verde. 3ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum

Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.

Leituras
- 1ª Leitura - 2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36
- Salmo - Sl 47,2-3a. 3b-4. 10-11 (R. Cf. 9d)
- Evangelho - Mt 7,6.12-14

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vida Paroquial

Confira a Agenda da Paróquia de Santa Luzia para o período de 26 de junho a 09 de julho de 2010.

SÁBADO 26/06

Missa das Crianças
Local: Centro Social Mãe do Salvador
Horário: 16h00

TERÇA-FEIRA 29/06
1º Encontro de sensibilização para a implantação da Pastoral da Pessoal Idosa na Paróquia de Santa Luzia
Local: Centro Catequético Mons. Huberto Bruening – CC1
Horário? 19h30min

DOMINGO – 04/07
ÓBOLO DE SÃO PEDRO

SEXTA-FEIRA – 09/07
CASAMENTO COMUNITÁRIO
Local: Catedral de Santa Luzia
Horário: 17h00

Jovens

Vídeo produzido pelo Grupo de Jovens Caminhando com cristo conta a história dos 4 anos do Grupo

No dia 05 de junho o Grupo de Jovens Caminhando com Cristo, da Paróquia de Santa Luzia, completou 4 anos de criação. Como é característicos do jovens, a data foi comemorada com Celebração Eucarística e muita festa. O Grupo também produziu um vídeo contando um pouco desta história.

Confira o audiovisual produzido pelos os jovens e conheça a história do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo.

video

4º Aniversário do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo - Parte 1

video

4º Aniversário do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo - Parte 2

Santo do dia


S. Luís Gonzaga


São Luís Gonzaga, nasceu no dia 09 de março de 1568, em Mântua, Itália. Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de mântua, gostaria que seu primogênito, seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Com apenas 5 anos de idade, ele já vestia uma couraça, com escudo, capacete, cinturão e espada e marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os rudes soldados. Recebeu educação esmerada e freqüentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: Corte dos Médici, em Florença; Corte de Mântua; Corte de Habsburgos, em Madri.

Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade, Luís imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Em sua viagem para a Espanha, onde ficou alguns anos como pajem do Infante Dom Diego, serviu-lhe para estudo da filosofia na universidade de Alcalá de Henares e a leitura de livros devotos. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu para surpresa de todos, pela vida religiosa, entrando para a Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses nele depositados pelo seu pai, que o despachou para as cortes de Ferrara, Parma e Turim. Mais tarde, São Luís Gonzaga escreveu: "Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fedidas".

Renunciou ao título e à herança paternas e aos catorze anos entrou no noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino, esquecendo totalmente sua origem de nobreza, escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes, sobretudo na epidemia que atingiu Roma no ano de 1590.

São Luís Gonzaga, morreu no dia 21 de junho de 1591, tendo apenas 23 anos de idade, provavelmente tendo contraído a terrível doença.

São Luís Gonzaga é considerado "Patrono da Juventude", e seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.

Texto extraído do site www.catolicanet.com.br

Aniversariantes do dia

Andréia Silva Araujo, Carlos Augusto Rocha Macedo, Eleide Maria M. Leite Frota, Fernandes Péricles C.da Silva, Maria Jose F. Costa, Maria da Conceição L. Gurgel e Maria de Lourdes B. Queiroz são os nossos dizimistas que hoje completam mais um ano de vida. A Paróquia de Santa Luzia rezar por cada um de vocês, para que Deus, por intercessão da Virgem e Mártir Santa Luzia, os iluminem.

Liturgia Diária

Branco. 2ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum - S. Luís Gonzaga Rlg, memória

Tira primeiro a trave do teu próprio olho.

Leituras
- 1ª Leitura - 2Rs 17,5-8.13-15a.18
- Salmo - Sl 59, 3. 4-5. 12-13 (R. 7b)
- Evangelho - Mt 7,1-5

domingo, 20 de junho de 2010

Atividade na Paróquia

Amanhã, segunda-feira dia 21, a Área 2 da Paróquia de Santa Luzia se reunirá para mais uma reunião em preparação da festa de sua padroeira Santa Maria Goretti. Estão convidados todos os grupos movimentos e pastorais que desenvolvem atividades no Centro Social Santa Maria Goretti (ECC, RCC, IDOSOS. Legião de Maria, Idosos, Ministros da Eucaristia, Pastoral da Juventude).

A coordenação da Área informa que também serão tratados de outros assuntos de interesse da Comunidade.
PROGRAMA DA FESTA DE SANTA MARIA GORETTI

Área II da Paróquia de Santa Luzia celebra Festa em honrra a Santa Maria Goretti. Este ano será refletido como tema as três virtudes teologais: Fé, Esperança e Amor.
A programação consta de visita/peregrinação da Imagem da Padroeira no Barirro, Celebração da Palavra, Confissões e Celebração Eucarística.

Na parte social teremos o Jantar da Família, quadrilha improvisada e a tradicional barraca da festa.

Confira a programação:


Paróquia de Santa Luzia de Mossoró
Festa de Santa Maria Goretti


Tema: Santa Maria Goretti templo de Fé, Esperança e Amor

01 a 03 de julho


Preparação


28/06 – Peregrinação da Imagem de Santa Maria Goretti – Às 19h30min na casa de Dona Creuza (Rua Seis de Janeiro)

29/06 – Peregrinação da Imagem de Santa Maria Goretti – Às 19h30min na casa de Dona Sofia (Rua Pedro Velho)

30/06 – Peregrinação da Imagem de Santa Maria Goretti – Às 19h30min na casa de Seu Noé (Rua Prudente de Morais

Tríduo

01/07 (quinta-feira) – Celebração da Palavra
- Hora: 19h30min
- Local: Centro Social Santa Maria Goretti
- Tema: Fé
- Responsáveis: Pastoral da Juventude e Catequese

02/07 (sexta-feira)

Confissão Comunitária e Missa
- Hora: 19h30min
- Local: Centro Social Santa Maria Goretti às 19h30min
- Tema: Esperança
- Responsáveis: Legião de Maria, Grupo de Idosos e Ministros da Eucaristia

Jantar da Família
- Música ao vivo
- Quadrilha improvisada
- Barraca
Senha do jantar R$ 3,00

03/07 (sábado) – Missa
- Hora: 19h30min
- Local: Concentração às 18h50min no Centro Social Santa Maria Goretti saindo em procissão para a Capela de Santa Terezinha encerrando com a Missa
- Tema: Amor
- Responsáveis: ECC e R

Notícias da Paróquia

HORÁRIO DE MISSAS NA PARÓQUIA DE SANTA LUZIA

Neste domingo, dia 20 de junho, não haverá a celebração da Santa Missa na Capela de Santa Luzia, que fica localizada na Área 3 da nossa Paróquia - Bairro Ilha de Santa Luzia, em virtude do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Na Catedral não houve alteração nos horários.

Aniversariantes do dia

Neste domingo celebram a vida nossas irmãs em Cristo, Alaide Lopes de Freitas,Geruza Ercina Morais Oliveira, Mary Medeiros Lopes Ferreira e Nenilda Pires Medeiros Leite, as dizimistas aniversariantes do dia.








Verde. 12º DOMINGO Tempo Comum

Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.

Leituras
- 1ª Leitura - Zc 12,10-11;13,1
- Salmo - Sl 62,2.abcd.2e-4.5-6.8-9 (R. 2ce)
- 2ª Leitura - Gl 3,26-29
- Evangelho - Lc 9,18-24

sábado, 19 de junho de 2010

Pe. Tavalcy

A matéria abaixo encontramos no blog do Pe. Tavalcy, da nossa Diocese, que atualmente encontra-se em Roma estudando Comunicação Social.

A Matéria completa, postada pelo pe. Tavalcy em 30/05/2010 está no endereço eletrônico www.talvacy.blogspot.com

Família da Esperança: um bem para os jovens, um orgulho para o Vaticano

Os fundadores da Fazenda da Esperança, acompanhados de bispos, padres, consagrados, receberam das mãos do Presidente do Pontifício Conselho para os leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, o reconhecimento Pontifícia da Família da Esperança , como associação Internacional de Fiéis.

Na última quarta-feira, tive a alegria de estar presente com a Família da Esperança, na audiência geral com o Papa Bento XVI na Praça São Pedro. A emoção dos fundadores e membros era contagiante.


Foto: reprodução www.tavalcy.blogspot.com

Na foto: Maria dos Aflitos, Pe. Tavalcy e o casal Didi e esposa, representantes da Fazenda da Esperança em Serra do Mel - RN

Notícias da CNBB

Catequetas estudam novo modelo de catequese adotado pela Igreja Católica no Brasil

Foto: reprodução www.cnbb.org.br

Um grupo de 25 coordenadores de Escolas Catequéticas e de cursos de pós-graduação em pedagogia catequética, de sete regionais da CNBB, se encontra em Brasília, para estudar o novo modelo de catequese adotado pela Igreja Católica no Brasil, chamado de “Iniciação à Vida Cristã” [Documento 97 da CNBB]. O encontro do Grupo de Escolas Catequéticas (Grescat) teve início hoje, 18, e termina no domingo, 20.

Os participantes, vindos de várias as regiões do país, se reúnem para refletir conteúdo, metodologia e projetos pedagógicos para as Escolas Catequéticas solicitados pelo documento da CNBB.



Comissão de Revisão das DGAE se reúne para discutir modificações no texto atual

Foto: reprodução www.cnbb.org.br

A Comissão de Revisão das Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil (DGAE) da CNBB esteve reunida na sede da Conferência, em Brasília, nos dias 15 e 16. A reunião foi a primeira de quatro que se realizarão até abril de 2011.

De acordo com o membro da Comissão e arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, será feito um primeiro texto de uso interno até novembro, quando acontece o segundo encontro da Comissão. A partir de novembro até fevereiro de 2011, quando acontece a segunda reunião, a Comissão pretende concluir a primeira versão do texto, que será encaminhada a todos os bispos e Comissões. Dom Belisário destaca que a priori se trata de um texto de consulta.

O texto ainda em sua primeira versão será levado para discussão na 49ª Assembleia Geral da CNBB.


Obs.: Matérias completas estão no site: www.cnbb.org.br




ÁREA 2 DA PARÓQUIA CELEBRA FESTA DE SANTA MARIA GORETTI

A Festa de Santa Maria Goretti na Paróquia de Santa Luzia de Mossoró será realizada no período de 01 a 03 de julho de 2010 e terá como tema “ Santa Maria Goretti templo de Fé, Esperança e Amor”.

A fase de preparação para a Festa com a comunidade acontecerá nos dias 28, 29 e 30 deste mês, com Peregrinação da Imagem da Padroeira pelo Bairro, obedecendo o seguinte calendário:

28/06 – Às 19h30min na casa de Dona Creuza (Rua Seis de Janeiro)

29/06 – Às 19h30min na casa de Dona Sofia (Rua Pedro Velho)

30/06 – Às 19h30min na casa de Seu Noé (Rua Prudente de Morais)

A Festa de Santa Maria Goretti acontece na Área 2 da Paróquia – Centro Social Santa Maria Goretti.

Agenda da Paróquia

Sábado é dia de Missa na Capela de Santa Teresinha - Área 2 da Paróquia. Padre Walter Collini celebra a partir da 19h30min.

Aniversariantes do dia

Felicidades neste dia para nossos dizimistas que hoje completam mais um ano de vida. são eles: Carmem Lucia Simão Costa, Edgardo e Guia Benevides, José Ferreira do Rosário Neto, José Pereira da Costa, Margareth de Paiva Cavalcante e Maria Ferreira da Costa.

Copa do Mundo

HORÁRIO DE MISSAS NA CATEDRAL PARA DOMINGO, DIA 20/06

Amanhã teremos jogo Brasil na Copa do Mundo, o jogos será as 15h30min e por esta razão algumas Paróquias na Diocese de Mossoró estão fazendo alguns ajuste nos horários das celebrações da Santa Missa.

Na Paróquia de Santa Luzia de Mossoró, os horários permanecerão inalterados na Catedral de Santa Luzia, ou seja, 06h, 9h e 19h e na Capela de São Vicente, as 7h. Porém a celebração das 16h, na Área Pastoral da Ilha Santa Luzia, será suspensa.

Liturgia Diária





Verde. Sábado da 11ª Semana Tempo Comum

Não vos preocupeis com o dia de amanhã.

Leituras
- 1ª Leitura - 2Cr 24,17-25
- Salmo - Sl 88,4-5. 29-30. 31-32. 33-34 (R.29a)
- Evangelho - Mt 6,24-34


LEITURA PARA SÁBADO À TARDE

Verde. 12º DOMINGO Tempo Comum

Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.

Leituras
- 1ª Leitura - Zc 12,10-11;13,1
- Salmo - Sl 62,2.abcd.2e-4.5-6.8-9 (R. 2ce)
- 2ª Leitura - Gl 3,26-29
- Evangelho - Lc 9,18-24

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Notícias da CNBB

Ficha Limpa vale para condenados antes da lei, decide TSE

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem, 17, que a lei conhecida como Ficha Limpa vale para quem foi condenado antes da lei entrar em vigor, no dia 4 de junho. O ministro Marco Aurélio foi o único que votou contra. O relator, ministro Arnaldo Versiani, ressaltou que a inelegibilidade não é uma pena, mas uma condição que deve ser verificada no momento de registro da candidatura.

Fonte: cnbb.org.br

Copa do Mundo

ALTERAÇÃO DE HORÁRIO DE MISSA

Por ocasião do jogo do Brasil, no próximo domingo, algumas Paróquias estão promovendo acerto nos horários da celebração da Santa Missa. Na matriz de São José, excepcionalmente no domingo, haverá apenas a celebração da Santa missa, no horário das 6h da manhã. Já as Paróquias de São Manoel, São João, Nossa Senhora de Fátima, não farão alteração em seus horários.

Aniversariantes do dia

Agradecemos a Deus pela vida das nossas irmãs em Cristo que hoje completam mais uma ano de vida. Gislayne de Medeiros Vale, Maria Marina Freire, Maria da Gloria Gurgel e Raimunda Barbosa de Oliveira, são as dizimistas aniversariantes de hoje na Paróquia de Santa Luzia. A vocês a Graça e a Paz de Deus nosso pai e do senhor Jesus Cristo.

Notícias da Igreja

BATIZADOS NA PARÓQUIA DE CARAÚBAS

Os batizados neste mês de Junho na paróquia de Caraúbas (RN) acontecerão no último domingo do mês 27/06/2010 às 8h da manhã na Igreja Matriz. Os pais interessados em batizar seus filhos deverão comparecer a Secretaria da Paróquia trazendo consigo o registro de nascimento da criança e o nome completo dos padrinhos.

SÃO JOÃO 2010

Quem está em festa para celebrar seu padroeiro é a Paróquia de São João, no bairro Boa Vista. O tema da pregação na novena de São João, no bairro Boa Vista, vai ser TERÇO, Adoração ao Santíssimo Sacramento e a novena será presidida pelo Pe. Possídio Neto. Hoje acontece também o jantar Festivo, animado pela cantora Amanda Costa.

SÃO JOÃO 2010 II

A cidade de Apodi (RN) também está festejando a São João, o tema desse ano é “Com São João preparemos a chegada do Senhor. As comemorações seguem até o próximo dia 24 de junho.

SÃO JOÃO 2010 III

Na cidade do Assu (RN), que também celebra São João Batista, uma das atração da Festa do seu padroeiro será a apresentação do espetáculo Auto de São João Batista, que este ano viverá a sua sétima edição dentro da programação da festa.

Segundo informações da direção do espetáculo, os ensaios já estão na reta final e toda a estrutura do palco da peça começará a ser montada ainda esta semana. O Auto de São João Batista, está agendado para os dias 21, 22 e 23 de junho. O espetáculo conta com 40 atores todos do município, direção e produção local e um investimento de R$ 140.000,00 na cultura Assuense.

Liturgia Diária

Verde. 6ª-feira da 11ª Semana Tempo Comum

Onde está o teu tesouro,aí estará também o teu coração.

Leituras
- 1ª Leitura - 2Rs 11,1-4.9-18.20
- Salmo - Sl 131,11. 12. 13-14. 17-18 (R.13)
- Evangelho - Mt 6,19-23

Na Paróquia de Santa Luzia a Missa das 17H00 será celebrada no Santuário do Coração de Jesus

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dia Mundial do Refugiado no Brasil



Neste domingo, 20, é comemorado o Dia Mundial do Refugiado, com o tema “Tiraram minha casa, mas não podem tirar meu futuro”. A data foi criada conforme resolução da Assembleia Geral da ONU, com o objetivo de expressar solidariedade à África, continente que abriga o maior número de refugiados e que, tradicionalmente, já celebrava o Dia Africano do Refugiado nesta mesma ocasião.

Fonte: cnbb.org.br

PARÓQUIA DE SÃO MANOEL

No próximo dia 19, domingo, acontece na Igreja Matriz de São Manoel, as 3h da tarde, uma reunião com os Min. Extraordinários da Eucaristia da Paróquia.





PORTA ALEGRE

Acontece amanhã a reunião do Zonal Alto Oeste, na cidade de Portalegre.

FESTA DE SÃO JOÃO

A Pastoral Familiar da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição convida toda comunidade de São João da Várzea, Passagem do Rio, Picada Primeira, Camurupim I e II e Panela do Amaro para Tríduo de Oração em Homenagem à São João Batista. O Tríduo acontecerá de 21 a 23 de junho, às 19h, na Capela de São João da Várzea.

SANTUARIO DO LIMA

O Conjunto João Pereira, celebra seu padroeiro São João Batista, com a festa tem inicio no dia 20 de junho, as 7 da noite com a Missa de Abertura, o tríduo acontece de 21 a 23, sempre as 7 da noite e no dia 24, 19h- Procissão e Missa de Encerramento. A programação cultural acontece no domingo dia 20, com o Arraial Cultural , depois da Missa de Abertura;

RENOVAÇÃO

O Ministério de Estadual de Formação da RCC, convida a todos os pregadores, formadores, coordenadores e núcleo de Grupos de Oração a participar nos dias 03 e 04/07 do seu I Congresso Estadual. LOCAL: Capela do Espírito Santo – Bairro Barrocas, Mossoró/RN. INSCRIÇÃO: R$ 5,00

Dica de Leitura

A IGREJA E A COMUNICAÇÃO

Hoje estamos presenciando uma presença maior da Igreja nos meios de comunicação, mas especificamente através dos Blogs. Cada dia uma Paróquia, Pastoral, Movimento e/ou Nova Comunidade adere este novo meio de comunicação, como é o caso da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró. Esta é uma realidade muito positiva que favorece o processo de evangelização.

Com referência aos meios de comunicação social, o Concílio Vaticano II promulgou um Decreto "Inter mirifica" e o Conselho Pontifício para os Meios de Comunicação Social publicou, em maio de 1971, a Instrução Pastoral "Communio et Progressio". Dois documentos de leitura obrigatória para um comunicador Cristã.

Outra dica de leitura e estudo é o Título IV do Código de Direito Canônico que trata DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EM ESPECIAL DOS LIVROS.

Fernando Leite
PASCOM Santa Luzia

Notícias da Paróquia

PARABÉNS - Hoje rezamos pela vida de Francisco Alves Filho,Jessivanda Rodrigues da Costa e Maria do Socorro Menezes Lima, os dizimistas aniversariantes desta quinta-feira, dia 17 de junho de 2010.

MISSA - Na Paróquia de Santa Luzia teremos missa às 17 horas no Santuário do Coração de Jesus.

BATISMO - Hoje tem reunião com pais e padrinhos das crianças que serão batizadas na Paróquia de Santa Luzia. O encontro acontecerá no Centro Catequético Mons. Huberto Bruening - CC1/ Centro da Cidade.





NOVO BISPO

O guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal, Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, dia 16, o primeiro bispo da nova Diocese de Salgueiro, no alto sertão pernambucano. O anúncio foi feito pelo nomeado, acompanhado do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e do bispo de Nazaré (PE), Dom Frei Severino França. A ordenação do Dom Frei Magnus acontecerá dia 17 de setembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele escolheu como lema episcopal: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses. A posse, na recém-criada diocese de Salgueiro, será dentro de um mês após a ordenação.
PASCOM

As coordenações da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó e de Mossoró promovem o primeiro Mutirão Estadual de Comunicação, a ser realizado dias 28 e 29 de agosto deste ano, no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN. O tema em debate será: "A comunicação a serviço da Palavra", fazendo alusão ao tema escolhido pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano: "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra". O tema do Mutirão será debatido através de palestra, oficinas, painel e outras atividades.

Para o 1º Mutirão Estadual de Comunicação são convidados agentes da Pastoral da Comunicação e de outras pastorais, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos/as, profissionais e estudantes e profissionais de Comunicação Social.

PASTORAL DA CRIANÇA

A pastoral da Criança tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. Para dá continuidade a esse trabalho na nossa Diocese de formar ímpar a Pastoral promove amanhã a Assembléia Eletiva da Pastoral da Criança. A assembléia acontece no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa e contara com a presença de representantes de toda Diocese e da coordenação estadual.

Liturgia






Verde. 4ª-feira da 11ª Semana Tempo Comum

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Leituras
- 1ª Leitura - 2Rs 2,1.6-14
- Salmo - Sl 30,20. 21. 24 (R. 25)
- Evangelho - Mt 6,1-6.16-18

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Frei Magnus

Foto: reprodução http://freigilton.blogspot.com

Natural de Assu, no Rio Grande do Norte, frei Magnus nasceu no dia 31 de julho de 1965. Entrou para o Ordem dos Capuchinhos em 1988, cursando Filosofia na Faculdade de Filosofia do Recife e Teologia no Instituto Franciscano de Olinda. Foi ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1996.
Com bacharelado em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, frei Magnus foi animador vocacional dos Capuchinhos do Nordeste, mestre de postulantes em Maceió, ecônomo em várias fraternidades da Província, vigário paróquia de diversas paróquias e vigário da Fraternidade Capuchinha de Maceió.

Atual guardião e ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio em Natal, frei Magnus foi também Definidor Provincial, ministro dos Capuchinhos do Brasil e diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

Papa cria a diocese de Salgueiro e nomeia seu primeiro bispo

O papa Bento XVI erigiu, nesta quarta-feira, 16, uma nova diocese no Brasil e nomeou seu primeiro bispo. Trata-se da diocese de Salgueiro, no Pernambuco, desmembrada das dioceses pernambucanas de Petrolina e Floresta.

O primeiro bispo da nova diocese será o frei Magnus Henrique Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, nomeado hoje pelo papa, que comunicou também a nomeação de dom Alessandro Ruffinoni como bispo coadjutor da diocese de Caxias do Sul (RS), transferindo-o da arquidiocese de Porto Alegre (RS).

Notícia da Paróquia

PREPARAÇÃO PARA O BATISMO

Acontece amanhã (17/06) no Centro Catequético Mons. Huberto Bruening - Centro da Cidade, a preparação par o sacramento do Batismo na Paróquia de Santa Luzia.

Mensamente este Encontro de Formação é realizado na 4ª quinta-feira do mês, mas como em junho esta data coincide com a dia a Festa de São João, a Equipe decidiu por antecipar para amanhã.

Mais informações, na Catedral de Santa Luzia e/ou pelo telefone 3321-3157.






Nos últimos dias, por ocasião da Festa de Santo Antônio na Capela de São Vicente/Mossoró (RN), usamos com freqüência o título de Capelão quando nos referíamos ao Pe. Sátiro Cavalcante Dantas. Mas o que é um Capelão?

O Código do Direito Canônico nº 564 (CDC) conceitua Capelão como “o sacerdote a quem se confia, de modo estável, o cuidado pastoral, pelo menos parcial, de uma comunidade ou grupo especial de fiéis, a ser exercido de acordo com o direito universal e particular.”

Cabe ao Capelão, ainda em conformidade com o CDC nº 566, confessar os fiéis entregues a seus cuidados, pregar-lhes a palavra de Deus, administrar- lhe o Viático e a unção dos enfermos, como também conferir o sacramento da confirmação aos que se encontram em perigo de morte.

Para muitos o Capelão é somente o sacerdote que presta assistência religiosa as instituições militares, no entanto seu campo de atuação tem um abrangência maior, ele pode está presente nos hospitais, prisões, numa casa ou instituto religioso e até em viagens marítimas.

Assim entendemos que o Padre Sátiro, enquanto Capelão da Capela de São Vicente é responsável pelos cuidados pastorais daquela Comunidade que por sua vez faz parte da Paróquia de Santa Luzia.

Fernando Leite
Fonte: Código do Direito Canônico

Gerais






LEGISLAÇÃO ADEQUADA PARA OS TRABALHADORES DOMÉSTICOS

Os colaboradores domésticos necessitam de legislações adequadas, Este foi o discurso do Observador Permanente da Santa Sé na ONU, em Genebra, Silvano Maria Tomasi, por ocasião da 99ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (OIT). Em entrevista à Rádio Vaticano, o Arcebispo explicou que os trabalhadores domésticos, que na Europa e nos EUA são, sobretudo imigrantes, estão expostos a um duplo risco: "Pois em geral, são pessoas que provêm ou de ambientes rurais ou de países menos desenvolvidos, e portanto não têm garantias de que se trata de um contrato correto de trabalho. Além disso, a própria natureza do trabalho doméstico é dispersiva. Estão à mercê das famílias onde trabalham, e podem ser vítimas de exploração.

Neste contexto, Dom Tomasi aprovou a decisão tomada pela OIT de preparar uma nova Convenção internacional para a proteção específica desta categoria de trabalhadores, para que existam medidas práticas e concretas que ajudem essas pessoas a se inserirem no campo de trabalho, como, por exemplo, a possibilidade de uma denúncia em casos de emergências ou abusos.

TERÇO DOS HOMENS

Hoje reza-se o Terço dos Homens, na Catedral de Santa Luzia e na Capela de São Pedro Liberdade I.

VICENTINOS

A conferência de são Vicente de Paula em Mossoró, realiza reunião no Convento da Matriz de Nossa senhora de Conceição, aqui em Mossoró. A reunião tem inicio ás 8h da manhã, no próximo sábado. Os interessados em fazer parte da sociedade, podem se informar com o presidente Raimundo Gonçalves pelo telefone 3314-2454.

Aniversariantes do Dia

Antônia Neuma Sousa Fernandes, Francisco Virgínio Oliveira, Geruza Gomes Morais Barros, Graciete Maria de Oliveira, Joaquim Torquato Neto, Regina Celi de Souza M. Soares, Sandra Maria Alves e Sandra Maria R. Pinheiro

Liturgia Diária

Verde. 4ª-feira da 11ª Semana Tempo Comum

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Leituras
- 1ª Leitura - 2Rs 2,1.6-14
- Salmo - Sl 30,20. 21. 24 (R. 25)
- Evangelho - Mt 6,1-6.16-18

terça-feira, 15 de junho de 2010

Palavra do Pe. Walter Collini

Quem escreve, semeia, quem lê, colhe.


Eu também, como pároco da Paróquia de SANTA LUZIA quero ser o “Semeador” da parábola de JESUS, através do BOLETIM paroquial “O SEMEADOR”.

A partir deste exemplar, a cada mês, “O SEMEADOR” vai lançar sua semente, sistematicamente, dentro de sua casa, no lar de cada paroquiano, mas vai também continuar, como já vinha sendo feito, sua distribuição aleatória na “MISSAO 13” de cada mês.
Ainda não é o que sonhamos: por enquanto vai ser uma entrega um pouco anônima e apressada, mas, posteriormente, contamos de conhecer-nos melhor, reciprocamente, cara a cara e encontrar o tempo para conversar.

Mas já este nosso primeiro contato, mesmo superficial, quer expressar o desejo de que a Paróquia seja uma família de famílias, vivendo os mesmos ideais no mesmo espaço pastoral.
Para chegarmos em cada casa da Paróquia estamos passando de uma tiragem de 1000 para 5000 cópias do Boletim. Isso implica também num investimento financeiro maior, mas vale a pena pelo retorno humano, afetivo e espiritual da Paróquia e dos Paroquianos.

Desde já agradecemos aos voluntários que se empenham na distribuição do folheto casa-a-casa.

Um abraço a cada leitor/a de “O SEMEADOR”!

padre Walter Collini.

O Semeador

Informativo "O Semeador" será entregue nas casas de todos os Paroquianos


A partir deste Informativo paroquial “O Semeador”, que nos transcursos desses anos atu
a como instrumento de informação e formação da nossa Paróquia, estará chegando ao ao lar de cada morador da Paroquia de Santa Luzia, possibilitando o estreitamento das relações entre
a Paróquia de Santa Luzia com seus Paroquianos, e de forma muito especial com as famílias.

O Semeador em sua casa é o primeiro passo de um projeto de maior abrangência chamado “PASTORAL MISSIONÁRIA FAMÍLIAR”, onde a família, como primeira educadora da fé, está sendo convidada a unir-se na formação de pequenas Comunidades Cristãs, para promoção da justiça, da solidariedade, a oração em família e do testemunho a pessoa de Cristo.





PREPARAÇÃO PARA O BATISMO

O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

Fiquem atentos pais e padrinhos para os horários de preparação para o batismo na Paróquia de Pau dos Ferros: Capela Do São Geraldo: 2ª e 3ª Sexta-Feira do mês as 19 hs; Capela do Menino Jesus: 3ª e 4ª Sexta-Feira do mês as 19 hs; Capela De São Judas Tadeu: 1º e 2º sábado do mês as 19 hs; Capela De São Rafael: 1º E 2º sábado do mês as 16hs; Capela de Santo Antonio: 2º E 3º sábado do mês as 19 hs; Capela de São Benedito 1º e 2º domingo do mês as 19 hs ; Salão Nossa Srª das Graças: 3º e 4º domingo do mês as 19 hs e Capela de Dom Bosco: 3ª e 4ª segunda-feira do mês as 19hs.


FESTA DE SÃO PEDRO

“Pedro, pescador de homens”, esse é o tema da Festa alusiva a São Pedro da comunidade do Sítio Córrego em Apodí - RN, a festa inicia no próximo dia 17 de junho, com o novenário. No dia 26 de junho acontece a procissão e a Missa solene.

ALTERAÇÃO DE HORÁRIO DAS MISSAS

Em virtude do jogo de hoje (15) da copa do mundo,a celebração da Santa Missa, na paróquia de São Jose – Mossoró (RN) que é as 5 da tarde, hoje aconteceu às 6h da manhã. Amanhã o horário volta ao normal.

SÃO JOÃO 2010

Hoje o tema da pregação na novena de São João, nesta cidade é Jesus Cristo é o Sacramento do Pai e a novena será presidida pelo Pe. Severino Caludino. No dia 22, o presidente será o Pe. Walter Collini, refletindo sobre a Reconciliação. A atração cultural de hoje é o cantor local Nonato que lança seu CD.

Notícia da Paróquia

COORDENAÇÃO DA ÁREA 2 PREPARA FESTA DE SANTA MARIA GORETTI

A Coordenação da Área 2 da Paróquia de Santa Luzia - Centro Social Santa Maria Goretti esteve reunida com o Pe. Walter Collini para planejamento da Festa em honra a sua padroeira Santa Maria Goretti, que é celebra naquela Comunidade sempre no primeiro final de Semana de Julho.



Pe. Walter Colline e a Coordenação da Área 2- Centro Social Santa Maria Goretti

Este ano, seguindo a tradição da Área, será realizada um Tríduo em Preparação Festa que terá como temática as três virtudes teologais: Fé, Esperânla e caridade (ou amor).



ANIVERSARIANTES DO DIA

Hoje rezamos pela vida das nossas irmãs em Cristo, Carla Rosana de Oliveira Dias, Honorina Escóssia C. Pereira, Maria Luciana de Sousa e Marinalva Silva dos Santos, as dizimistas aniversariantes desta terça-feira, dia 15 de junho.

Liturgia

Verde. 3ª-feira da 11ª Semana Tempo Comum

Sêde perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

Leituras
- 1ª Leitura - 1Rs 21,17-29
- Salmo - Sl 50,3-4. 5-6a. 11.16 (R. C f. 3a)
- Evangelho - Mt 5,43-48

segunda-feira, 14 de junho de 2010

FESTA DE SANTO ANTONIO 2010

Comunidade de São Vicente, na Paroquia de Santa Luzia, celebrou o dia de Santo Antônio em grande estilo, o encerramento do novenario aconteceu com Celebração presidida pelo vigario da Paroquia Pe. Walter Collini e concelebrada pelo Pe. Satiro Cavalcanti Dantas.
Na ocasião foi feito um agradecimento a todos que trabalharam para a realização da mais antiga comemoração a Santo Antônio da nossa cidade. No proximo domingo, acontece uma missa em ação de graças aos membros da comissão da Festa.
Veja alguns momentos da Santa Missa.

Texto e Fotos: Roberta Rebouças

Pe. Sátiro e Pe. Walter Collini - Início da Celebração

Proclamação do Evangelho - Pe. Sátiro

Homilia - Pe. Walter Collini

Apresentação das Ofertas - Pe. Walter, Prefeita fafá Rosado
e o Vereador Claudionor dos Santos

Consagração do Pão e do Vinho

O Semeador

NOTÍCIAS DO "O SEMEADOR"

SOM NA CATEDRAL
Diante das constantes reclamações dos paroquianos quanto a qualidade do som na Catedral de Santa Luzia, o padre Walter Collini, pároco de Santa Luzia, está realizando uma revisão geral no sistema. Com as mudanças já realizadas até o momento já sentimos uma melhora.

CAPELA DE SANTA LUZIA
O Salão do Centro Catequético da Ilha de Santa Luzia - Área 03 da Paróquia passou a ser denominada de Capela de Santa Luzia. Na Capela de Santa Luzia todos os domingos, às 16:00h, acontece a celebração da Santa Missa.

FESTA DE SANTA LUZIA

Estamos chegando ao final do primeiro semestre de 2010 e a Paróquia já iniciou a preparação para a festa de sua padroeira. Neste primeiro momento foram tomadas algumas providências burocráticas para realização do Oratório de Santa Luzia.

APOSTOLADO DE ORAÇÃO EM MOSSORO

O Apostolado da Oração na Paróquia de Santa Luzia completará no próximo mês 111 anos de criação. O movimento foi fundado no dia 23 de julho de 1899, tendo como sede a então Igreja Matriz de Santa Luzia, transferindo-se, em 1926, para a Igreja do Coração de Jesus onde permanece até hoje. Na Paróquia, o Apostolado da Oração destaca-se pela adoração contínua ao Santíssimo Sacramento, existente na diocese desde dia 23 de dezembro de 1941.

COMUNICAÇÃO

No período de 21a 24 de julho acontecerá em Aparecida (SP) , o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação , que terá por objetivo animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos. O evento será realizado pelo o setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Agenda

Hoje na Paróquia de Luzia teremos missa ás 17:00h no Santuário do Coração de Jesus e a noite, a partir das 19 horas, na Catedral, Encontro de Oração da Renovação Carismática Católica.

CC2

Área 2 inicia preparação para Festa de Santa Maria Goretti

Hoje a noite, no Centro Social Santa Maria Goretti - Área 2 da Paróquia, haverá reunião para preparação da Festa de Santa Maria Goretti.

A Coordenação da Área convida todos os Agentes de Pastorais, Movimentos e Comunidades e comunidade em geral para participar da reunião.

A Festa de Santa Maria Goretti acontecerá no primeiro final de semana de julho.
Hoje tem cinema da Ilha de Santa Luzia. O filme em cartaz será "Ai que vida!"



Local: Capela de Santa Luzia
Horas: 19:00h
Promoção: Grupo de Jovens Caminhando com Cristo.

Papa recorda Ano Sacerdotal na oração do Angelus

A conclusão do Ano Sacerdotal esteve no centro da oração do Angelus rezada pelo papa Bento XVI, neste domingo, 13, na Praça São Pedro, diante de milhares de fiéis e turistas. “Esta cidade viveu jornadas inesquecíveis, com a presença de mais de 15 mil sacerdotes de todas as partes do mundo. Por isso, hoje, desejo dar graças a Deus por todos os benefícios que este Ano [Sacerdotal] trouxe para a Igreja em todo o mundo. Ninguém jamais poderá medi-los, mas certamente estão visíveis e serão ainda mais visíveis os seus frutos", disse o papa.

Fonte: www.cnbb.org.br

Contas

A Paróquia de Santa Luzia divulgou, através do informativo paroquial "O Semeador" o Balancete Financeiro referente o mês de maio de 2010.

Para conferir clique na imagem ao lado.

Santo Antônio

Padre Walter Collini preside Missa Solene da Festa de Santo Antônio

A Missa Solene da Festa de Santo Antônio 2010 realizada na Capela de São Vicente foi presidida pelo o Pároco da Paróquia da Catedral - Paróquia de Santa Luzia de Mossoró padre Walter Collini.

Em sua homilia padre Walter refletiu sobre a vida de santidade, para o sacerdote, "O santo é o pecador que não desistiu da vida de santidade". Padre. Walter chamou atenção para o exemplo dos Santos, para o sacerdote nós costumamos a contemplar suas vida mas que a vida dos santos (as) deve ser, preferencialmente imitada.

No encerramento da Santa Missa foi realizada a benção dos pães os quais foram distribuídos entre os presentes.

A Missa de encerramento da Festa de Santo Antônio 2010 foi concelebrada pelo Padre Sátiro Cavalcante Dantas, da Capela de São Vicente

ANIVERSARIANTES DO DIA

Jose de Oliveira Araujo, Marcina de Sousa Leite, Maria Jose Menezes S. Neitzke, Maria Zélia Pinto Leite, Maria Zilnar da Silva, Maria da Guia Queiroz, Marleide Pereira Sales,Solange Rodrigues Duarte Lemo.

Liturgia diária

Verde. 2ª-feira da 11ª Semana Tempo Comum

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!

Leituras
- 1ª Leitura - 1Rs 21,1-16
- Salmo - Sl 5, 2-3. 5-6. 7 (R. 2b)
- Evangelho - Mt 5,38-42

domingo, 13 de junho de 2010

Jovens


Atenção jovens!


Amanhã na Capela de Santa Luzia o Grupo de Jovens Caminhando com Cristo estará apresentando o filme "ai que vida!"

Você é o convidado especial.


ANIVERSARIANTES DO DIA

Agradecemos a Deus pela vida dos nossos irmãos e irmãs Antônio Fernandes de Queiroz, Jorge Alberto Queiroz Silva, Maria Isabel O. de Medeiros, Maria Josemara Azevedo Silva,Maria Marisbela R. Gomes, Maria das Graças Severo, Maria de Lourdes F. Duarte e Vicente Luiz de Aquino, dizimista aniversariante de hoje na paróquia de Santa Luzia.

História

PADRE MOTA NA RESISTÊNCIA AO BANDO DE LAMPIÃO

O dia 13 de junho em Mossoró é histórico por causa da resistência do povo mossoroense ao ataque do bando de Lampião. O episódio de 13 de junho de 1827 é sem duvida motivo de orgulho para Mossoró.

Na pessoa do Monsenhor Mota, o blog da Paróquia de Santa Luzia presta sua homenagem a todos que resistiram aquele ataque; nossos “Heróis da resistência”.

O livro de Tombo da Paróquia de Santa Luzia (4º Livro, p. 23 a 25), registra este acontecimento e acima de tudo o papel assumido pela igreja de Mossoró, representada pelo Pe. Mota, pároco de Santa Luzia e o Cônego Amâncio Ramalho, diretor do Ginásio Santa Luzia.

No livro de Tombo o pe. Mota escreve: “Este mês foi a freguesia assolada pela malta desabrida do célebre e terrível bandido Virgulino Ferreira, por alcunha ‘Lampião’”. E mais na frente comenta: “Nestas emergências, como era do meu dever de pastor, pôs-me à frente para a defesa da cidade e, com as autoridades, começamos a preparar as trincheiras, enquanto percorria as ruas acalmando as multidões para uma fuga mais ordenada. Foram momentos terríveis!... assim passamos a noite”.

Raul Fernandes, filho do prefeito Rodolfo Fernandes, conta em seu Livro “A Marcha de Lampião” (2005, p. 190 e 191) que Pe. Mota e acompanhado do Cônego Amâncio Ramalho esteve nas trincheiras animando os mossoroenses dizendo: “Coragem, rapaziada, a vitória é nossa!” e ao sair quando esteve com o prefeito, instantes antes do início do combate, confiante na vitória, entregou ao chefe da municipalidade um lembrança da padroeira da cidade dizendo: “Rodolfo, tome esta medalha de Santa Luzia. Lampião não vai entrar na cidade. Uma força superior me diz que ele será derrotado”.

Voltando ao livro de Tombo, Pe. Mota registra: “Dei o último percursos pelas trincheiras e ruas da cidade, recolhendo-me ao Ginásio, confiado em Deus, em nossa querida Santa Luzia, no glorioso Santo Antônio, que haviam de dar coragem aos nossos defensores. Importa dizer que cedi as torres das igrejas para nelas se fazerem trincheiras [...] às quatro e meia, uns trovões e logo, da torre esquerda da Matriz, rompeu o primeiro tiro, em direção da Capela do Alto da Conceição, onde apontavam os primeiros bandidos.

Corro à Praça da Matriz, mando tocar os sinos, como sinal de alarma, que foi correspondido pelas demais torres das igrejas; cerrou-se o tiroteio intenso, que durou até às 5 e meia da tarde, quando os bandidos, diante da fuzilaria cerrada de todos os cantos da cidade, fugiram espavoridos”.

Concluindo o registro no livro de Tombo, Pe. Mota escreve: “Não desertei, um só momento, do meu dever pastoral; estive como o povo todos estes dias de aflição e, graças a Deus, fiquei com a consciência tranqüila do dever cumprido. Na Matriz, cantou-se um ‘Te Deum’ de ação graças por termos saído ilesos do ataque dos bandidos, pois, é voz geral que foi um verdadeiro milagre de Deus, por intercessão de Santa Luzia e Santo Antônio, que nos livramos de tão grande flagelo”.

Obs.: A transcrição completa do registro feito por do Pe. Mota no Livro de Tombo da Paróquia encontramos no livro “PADRE MOTA” de Tomislav R. Femenick. (2007, p 102 a 104).